Sexta-Feira 19/04/2024 06:54

Na adequação à NR 12, indústria conta com apoio do Senai e financiamento do BNDES

Estado - Ações Públicas - Apoio

Foto:Divulgação

A partir de agora, as indústrias do Estado já têm reforços na adequação à NR 12, norma regulamentadora que define referências técnicas e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores em atividades com máquinas e equipamentos. As empresas, que já contavam com consultoria do Senai com metodologia específica sobre realização de diagnóstico técnico, análise de riscos, soluções para a adequação mecânica e elétrica, apreciação de riscos e capacitação, passam a ter uma linha de crédito do BNDES destinada à modernização de equipamentos. 

Segundo o diretor-técnico do Senai, Gilberto Evidio Schaedler, a consultoria em NR 12 já apresentou soluções de adequação para mais de 400 máquinas e equipamentos, distribuídas por 30 indústrias de Mato Grosso do Sul nos segmentos de alimentos, plástico, metalmecânica, panificação, vestuário e agroindústria. “O Senai atua nessa linha para oferecer apoio e suporte às indústrias, trabalhando para que as empresas possam compreender a NR 12 e adequarem-se às novas exigências de segurança”, declarou.

Já o financiamento disponibilizado pelo BNDES é a reativação da linha Finame Moderniza BK destinada à modernização de equipamentos de empresas de todos os portes e faturamentos, indo ao encontro da necessidade das indústrias que precisam se adequar à NR 12. Na prática, o Banco colocou à disposição R$ 500 milhões e o crédito estará disponível até 31 de março de 2016, sendo que os itens financiáveis são serviços de engenharia e aquisição de peças e componentes - o valor das peças e componentes não poderá ultrapassar 40% do cobrado pelos serviços de engenharia e deverá respeitar o conteúdo nacional de 60%. 

Além disso, serão admitidos financiamentos em valor mínimo de R$ 100 mil nas operações destinadas à conversão da máquina ou equipamento sem dispositivo de segurança para adequação aos requisitos de segurança do trabalho estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – e pela NR 12 e suas alterações, sendo que detalhes sobre os processos podem ser obtidos pelo site www.bndes.gov.br.

A consultoria

Em relação ao serviço da equipe técnica da consultoria em normas e legislações do Senai Empresas de Campo Grande, o gerente Marcos Costa destacou que o trabalho tem por objetivo apoiar as indústrias de Mato Grosso do Sul no processo de adequação da estrutura física industrial às normas regulamentadoras, normas técnicas e legislações vigentes. “A consultoria é desenvolvida por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais das áreas de engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia de segurança do trabalho e engenharia de controle e automação. Esses profissionais são especialistas em desenvolver soluções para a indústria, como por exemplo, a elaboração dos estudos e documentos técnicos exigidos em uma fiscalização ou auditoria”, detalhou.

Já o coordenador da consultoria em atendimento às normas e legislações do Senai, Jeancarlos Lucietto, lembra que a NR 12 entrou em vigor em 1978 e foi reformulada ao longo do tempo. “Em dezembro de 2010, o texto da NR 12 sofreu a maior alteração, passando de 40 itens para 340. O maior detalhamento da norma resultou em dificuldades na interpretação do texto e gerou dúvidas quanto a elaboração dos estudos técnicos. Atualmente este são os principais entraves no processo de adequação de uma máquina ou equipamento”, afirmou.

Ele acrescenta ainda que fabricar ou utilizar máquinas e equipamentos que não atendam às exigências da NR 12, além de não garantir a segurança dos trabalhadores, deixa a empresa vulnerável à fiscalização, condição que pode resultar em notificação, multa e/ou Interdição de máquinas e equipamentos. O empresário da indústria Inflex, César Augusto Scheide, de Dourados, recebeu a consultoria e disse que a atualização da norma contempla regras que englobam toda a vida útil das máquinas e equipamentos, por isso as empresas encontram dificuldade no processo de adequação. 

“Passamos anos financiando e construindo um parque de máquinas e a lei as transforma em inadequadas. Nenhum industrial é contra melhoria de processo até porque esse é o nosso dia a dia”, falou César Scheide, completando que as alterações da norma geraram dificuldades de atendimento à legislação em prazo hábil e que o Senai ajuda a cumprir as melhorias através do seu conhecimento técnico e tecnológico com a análise de risco nas máquinas e, posteriormente com o laudo que diz se as mudanças estão de acordo com a norma. 

Para o empresário Luiz Antonio Dellosso Simões, diretor da indústria Patena, de Campo Grande, o processo de adequação da NR 12 é muito difícil e exige uma dedicação imensa dos funcionários operacionais. “Fomos notificados no fim do ano passado e, com isso, procuramos o Senai para o serviço imediato, visando uma análise de risco de cada um dos nossos equipamentos. A partir da análise prestada pelo Senai, começamos as adequações necessárias e, graças ao bom relacionamento e um espírito de colaboração muito grande e profissional, alcançamos um crescimento significativo ao longo desse período”, finalizou.

Fiems/RMC

Colaboração, Adequações, Crescimento Significativo

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens