Sexta-Feira 26/04/2024 13:07

Acordo transpacífico pode impactar indústria nacional agora

Brasil - Economia - Indústria Nacional

Foto: ia_64/Thinkstock

O acordo comercial anunciado na semana passada entre Estados Unidos e 11 países do Pacífico trouxe apreensão para o setor produtivo brasileiro. A expectativa é que antes mesmo de ser implementada, a parceria já traga prejuízos para o país, com uma possível redução nas exportações e investimentos. No segmento industrial, que exporta 35% dos produtos manufaturados para as nações que integram o tratado, a preocupação é com o desvio do comércio internacional.

O gerente executivo de Comércio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Diego Bonomo, explica que as grandes empresas, que fazem planejamento de longo prazo, vão incorporar o acordo imediatamente em suas estratégias. Isso significa substituir o que compram do Brasil - ou de outro país - por produtos fabricados nas nações que compõem o acordo. "Esse efeito já pode aparecer em dois ou quatro anos antes de o tratado ser implementado."

O acordo comercial, chamado de Parceria Transpacífica (TPP), envolve 40% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e demandou mais de oito anos de discussões. Além dos Estados Unidos, inclui Canadá, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Malásia, Cingapura, Brunei, Vietnã, México, Peru e Chile. Enquanto essas nações se debruçavam nas negociações, o Brasil avançou pouco ou quase nada.

Para o economista e professor da Unicamp Julio Gomes de Almeida, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, a situação ficou difícil para o Brasil, já que o acordo cria regras comuns para um conjunto de economias que hoje se desenvolve em cadeias globais de valor. "As regiões reunidas nesse acordo vão ficar mais atraentes para as grandes empresas internacionais. A posição do Brasil, que tem uma participação pequena nas cadeias globais, ficará fragilizada."

Atualmente, diz ele, o Brasil ocupa a 11ª posição entre as nações mais industrializadas e representa 1,6% do PIB mundial da indústria. Por outro lado, a participação nas exportações mundiais de manufaturados é de apenas 0,7%, o que representa a 31ª posição no ranking mundial. A expectativa é que o tratado ajude a piorar essa posição.

"Mais uma vez, o Brasil só assiste o surgimento de um novo acordo comercial, que nos deixa cada vez mais vulneráveis e sem competitividade", afirma o diretor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), José Ricardo Roriz.

Na agropecuária, o acordo também causou tensão. Concorrentes do Brasil na produção de carnes, lácteos e frutas estão dentro do novo acordo e podem abocanhar uma fatia de mercado atendida pelas empresas nacionais, afirma a Superintendente de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Alinne Oliveira.

Para o gerente de economia da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Daniel Furlan Amaral, o acordo trará prejuízos, mas não significará perda de exportações de soja. Para ele, os Estados Unidos não poderão atender sozinhos todo o mercado. 

Portal Exame

Brasil, Economia, Países, Transpacífico, Impacto Negativo, Indústria Nacional, Negócios, Prejuízos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens