Terça-Feira 23/04/2024 20:31

Grupo do Paraná vem a MS convidar Governo do Estado para ser parceiro na realização do Show Rural

Estado - Eventos - Show Rural

Foto:Divulgação

Na última semana, o secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Fernando Lamas e o adjunto Jerônimo Alves Chaves, acompanhados do Diretor Presidente da Agência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Agraer), receberam a visita do engenheiro agrônomo Rogério Rizzardi da Copavel Cooperativa Agroindustrial, e o extensionista Rubens Ernesto Niederheitmann, Diretor Presidente da Emater, dois dos principais responsáveis pela organização de uma das maiores feiras agropecuárias do País, o ‘Show Rural’.

Realizada anualmente em Cascavel, no Paraná, há 27 anos, a feira tem como principal objetivo a disseminação do conhecimento através de dezenas de eventos entre palestras, simpósios, apresentações e encontros que reúnem os maiores especialistas do Brasil, em cinco dias, o Show Rural que reuniu mais de trinta mil pessoas em sua ultima edição, e tem um custo aproximado entre 12 a 15 milhões para sua realização, tornou-se uma das principais ferramentas de produtores e pecuaristas não só do Paraná, mas de todo País.

Conscientes de que a feira é bastante frequentada por sul-mato-grossenses, Rogério e Rubens estiveram na capital para oficializarem o convite para que o Governo do Estado, através da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar e suas vinculadas, Agência Estadual de Sanidade Animal e Vegetal e Agência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural, possam ser parcerias na realização do evento. A ideia é que o Governo do Estado através da Secretaria tenha estandes na feira e possa organizar caravanas, ampliando a participação da população do Estado.

Segundo Rubens a feira, que oportuniza a disseminação de tecnologia de baixo custo, é bastante aguardada e pode incluir ainda em sua programação, ações para divulgação do turismo, o que também será discutido com o gestor da pasta no Estado, para posterior confirmação.

Muito bem recebida, a ideia foi amplamente discutida e a possibilidade da confirmação da parceria deve ser feita em breve após conhecimento e aval do governador Reinaldo Azambuja. “Vamos levar a proposta ao governador e sensível como sabemos que é, a importância de oferecermos oportunidades de ampliação do conhecimento aos agricultores e pecuaristas do nosso Estado e a qualidade do evento em que estamos nos inserindo, sem duvida ele nos dará suporte para oficializar essa parceria”, comentou Lamas.

Enquanto apresentava a castanha do Cambaru aos visitantes, Enelvo comentou que a mobilização não será problema para o Estado, já que junto de sua equipe tem andado o Estado todo trabalhando as chamadas publicas e coordenando ações da agência.

Segundo o diretor presidente da Agraer, o Paraná pode ajudar muito o Mato Grosso do Sul, por ter demandas muito semelhantes e por estar na vanguarda da Agroindústria Familiar.

O encontro, que não se restringiu a discussão para participação na Feira, abriu as portas para o estreitamento das relações entre as agências e a organização de uma agenda para novos encontros entre técnicos dos mais variados segmentos do setor produtivo dos dois Estados.

A dinâmica diferenciada na produção de alimentos e conquista de números significativos na redução do uso de agrotóxicos no Estado, fazem do Paraná, segundo Fernando Lamas, um Estado com o qual Mato Grosso do Sul deve manter constante intercâmbio.

Ao pontuar os vários temas que devem ser colocados em pauta, o secretário Fernando lembrou de recentes conversas que manteve com o Secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Anacleto Ortigara sobre questões de sanidade, o que os tem mantido muito próximos. “Nosso próximo passo é conhecer com mais detalhes nossas diferenças e similaridades para alinharmos ações conjuntas mais eficazes”, finalizou.

Show Rural

Já tendo realizado a apresentação de mais de cinco mil experimentos, ter oferecido mais de duzentas e cinquenta apresentações técnicas, abrigado cerca de quatrocentos e oitenta expositores e recebido mais de duzentos e trinta mil visitantes, numa área da Coopavel, Cooperativa Agroindustrial de Cascavel, o evento que acontecerá em 2016, entre os dias 1º e 5 de fevereiro, sob gestão da Emater, espera superar o numero de visitantes com a parceria.

Rubens explicou que os sindicatos são o caminho para a organização das caravanas que se ampliam a cada ano e na ultima edição lotaram o pátio da feira com mais de seiscentos ônibus.

Dentro da estrutura os visitantes contam com uma central de informações onde são auxiliados a organizarem um roteiro que atenda as demandas do grupo.

Com entrada gratuita, nos 720 m2 de exposição, pesquisadores, engenheiros, médicos veterinários, cientistas discutirão no setor da agricultura: adubação, biotecnologia, café, cultivares com maior potencial, diversificação, feijão, inoculantes, mandioca, milho, pesquisa e extensão rural, proteção de plantas, soja, sorgo, tratos culturais, variedades e híbridos.

Já no setor de avicultura, pecuária e suinocultura, serão colocados em pauta o bem estar animal, a eficiência produtiva nutricional, equipamentos e automação, genética animal, pastagem, sanidade animal e técnicas de manejo.

Presentes, as instituições financeiras apresentarão seus produtos e discutirão credito rural e seguro agrícola.

No setor de maquinas, a automação, armazenagem e secagem de grãos, colhedeiras, equipamentos, implementos, inovações do setor de irrigação, plantadeiras, semeadeiras e tratores serão apresentados, além dos caminhões, lubrificantes e utilitários voltados a atender o setor.

Notícias MS/RMC

Realização, Show Rural, Plantadeiras, Armazenagem

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens