Sexta-Feira 26/04/2024 03:29

Envolvimento de alunos e professores comprova sucesso do programa Agrinho

Estado - Agronegócio - Programa Agrinho

Foto:Divulgação

Com intuito de promover a confraternização dos participantes do Programa Agrinho será realizado nesta quinta-feira (26), às 10h, no Yotedi - Parque das Nações Indígenas, o evento de encerramento do ano letivo e a premiação do concurso 2015, onde serão contemplados os três primeiros colocados de quatro categorias, de um total de 63 trabalhos classificados. O evento gera expectativa dos alunos e educadores diante do trabalho desenvolvido nas escolas públicas ao longo deste ano.

"Nossos alunos e professores receberam cinco premiações do concurso Agrinho, em 2014. Este ano vamos receber sete prêmios. Tenho convicção que os resultados só foram possíveis em razão da união e comprometimento de toda equipe com o Agrinho", afirma a diretora da Escola Municipal Álvaro Lopes, Rosemeire Alves Kurose, de Terenos, retrata o envolvimento das escolas participantes do programa de responsabilidade social do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

Implantado em 2014, o Agrinho conta atualmente com 20 municípios do Estado parceiros do programa, atuando em 170 escolas e alcançando mais de 60 mil estudantes da rede pública estadual e municipal. O objetivo do programa é complementar as atividades de aprendizagem para os alunos do 1º ao 9º ano, através de temas transversais, como por exemplo: Ética, Cidadania e Trabalho, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Temas Locais e Pluralidade Cultural.

A diretora Rosemeire destaca que as crianças já perguntavam com animação sobre o programa, logo no início do período letivo. “Acredito que o mais gratificante foi a resposta dos nossos alunos aos assuntos desenvolvidos. O envolvimento de todos possibilitou trabalhos muito bons e estamos orgulhosos de estarmos entre os finalistas, mais uma vez”, complementa.

Ao final do ano letivo é realizado um concurso no qual são avaliados desenhos, redações, experiências pedagógicas e escolas que trabalharam de forma mais criativa o conteúdo oferecido nas cartilhas do programa Agrinho MS.  

Em Maracaju, professores e alunos da escola municipal Pedro Aleixo estão entusiasmados por ficarem entre os finalistas de 2015. “Estamos honrados em participar novamente do programa e a adesão de professores e alunos foi tão alta que tivemos de realizar um concurso interno para elencarmos os representantes que participariam do Agrinho”, explica o coordenador pedagógico, Júlio César Oliveira Alves.

Sangue novo – O município de Guia Lopes da Laguna, por meio da Escola Estadual Salomé de Melo Rocha aderiu ao programa em 2015, mas já demonstra comprometimento nos resultados. A professora, Elyz Regina, trabalhou o conteúdo com alunos do quarto ano e avalia os pontos que mais chamaram atenção. “Percebi que os alunos demonstraram muito interesse em aprender sobre o histórico dos produtos estudados. O Agrinho despertou curiosidade das crianças, resultando na vontade de aprender mais”, reforça.

Elyz relata ainda uma experiência desenvolvida na escola foi o envolvimento dos familiares dos alunos. “Resolvi apresentar uma proposta sobre a rede de aprendizagem criando uma página nas redes sociais no mundo digital. Isso mobilizou os pais, parentes e amigos dos alunos, divulgando o programa e comprovando que a tecnologia pode ser algo positivo na aprendizagem. Sob orientação e horário definido, os estudantes acessavam vídeos e informações sobre assuntos que estávamos estudando”, argumenta.

Sobre o tema 'As Coisas Que Ligam o Campo e a Cidade', a professora salienta: “A proposta do programa Agrinho foi desafiadora e ofereceu um leque de oportunidades e conhecimentos, onde o aluno para entender e aprender tem que estar conectado. Como educadora posso afirmar que estou realizada, pois consegui oferecer mais dinamismo em minhas aulas e testemunhar alunos ativos e com vontade de aprender”, enfatiza.

Na avaliação do superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, o Agrinho já se consolidou em Mato Grosso do Sul e iniciará um novo desafio em 2016. “Começaremos o próximo ano letivo com mais 15 cidades participantes e estamos confiantes que alcançaremos em pouco tempo todos os municípios do Estado”, conclui.

Famasul/RMC

Programa Agrinho, Envolvimento de Alunos, Professores

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens