Quarta-Feira 17/04/2024 23:29

Casos de dengue e zika provocam caos em Ribeirão Preto

Brasil - Saúde - Epidemia

Foto: Arquivo/Agência Brasil

O grande número de casos de dengue e de suspeita do zika em Ribeirão Preto transformou em caos o atendimento nos postos médicos. Na Unidade Básica de Saúde do Quintino Facci II, na periferia, uma cena chamava a atenção no início da tarde de segunda-feira, 8: o auxiliar de produção Misael de Oliveira Souza, de 30 anos, aplicava soro na mulher, Fabiane, no banco de uma praça, do lado de fora.

"Lá não tem espaço e está tão tumultuado que nem viram eu sair com ela." A mulher teve dengue. Em outro banco da praça, Júlio César Sales Silva, de 21 anos, desempregado, esperava ser chamado para um exame. "Acho que estou com o zika", disse, mostrando a pele com manchas vermelhas. Ao lado com o filho Pietro, de 10 meses, no colo, sua mulher Caroline, 23, esperava o resultado de exames para dengue, chikungunya e zika. "Ainda bem que não fiquei grávida de novo", disse ela. 

Até as 13 horas, 405 pessoas já tinham passado pela unidade, a maioria com sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes. Com dengue, o aposentado Luis Carlos Rizetti, de 65 anos, não conseguiu esperar sentado e deitou-se no piso. "Faz mais de três horas que estou esperando, não aguento mais."

Com dor de cabeça e no estômago, Carla Marques Gabaldo, de 39 anos, reclamava da demora para pegar o resultado do exame da zika. "Estou quase desistindo."

No corredor, à espera de atendimento, Alessandra Ferreira Cravo, de 43 anos, passou mal e caiu, batendo a cabeça. A operadora de caixa Daniele Camila Cardoso, de 30 anos, tinha o corpo coberto por manchas vermelhas e gânglios no pescoço. "Acho que peguei zika e estou com medo de passar para minha filha, Lavínia, de 5 anos." 

Na UBDS Central, até o meio-dia, 312 pessoas tinham sido atendidas. A vendedora Jordana Bicalho, de 22 anos, com o corpo coberto de manchas e caroços na base do rosto, estava desesperada. À espera da confirmação de uma gravidez, ela suspeitava ter pegado zika. "Uma amiga que mora comigo pegou", disse.

Os pacientes lotavam as salas e eram chamadas aos gritos por uma atendente que tentava organizar as filas. A reclamação contra a demora era geral. Jennifer Cristina dos Santos, de 23 anos, chegou às 8 horas e ao meio-dia passara só por triagem. "Tive vômitos e manchas, acho que não é só dengue."

A Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto não funcionava nesta segunda-feira, ponto facultativo pelo carnaval. As gerências das unidades foram procuradas, mas não quiseram falar com a reportagem. Procurado por e-mail no início da manhã, o secretário Stênio Miranda não havia dado retorno até o fim da tarde. 

Exemplo

A preocupação na cidade é generalizada. A dona de casa Elisângela Ferreira Maia Zampier, de 36 anos, e seu marido, o mecânico de manutenção Márcio Zampier, de 44, moradores de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, estão há uma semana contando as horas. Grávida de 15 semanas, ela foi diagnosticada com dengue no dia 2 e incluída no grupo suspeito de zika. "É uma agonia sem fim", afirmou.

Enquanto espera o resultado, Elisângela tem atendimento preferencial na rede pública. A gravidez foi considerada de alto risco. "Meu pré-natal era a cada mês, mas agora a cada 15 dias faço exames para ver como está o bebê." Católica, ela conta que se apegou à religião, reza o terço e lê a Bíblia. "Tenho fé e sinto que está tudo bem com ele. Fiz o último ultrassom antes de pegar a dengue e estava tudo bem, mas ainda nem dava para ver o sexo do bebê."

Zampier conta que faz pente-fino todo dia no quintal para evitar o acúmulo de água que possa virar criadouro do Aedes aegypti. Ele não tem ideia de onde a mulher foi picada pelo mosquito. "O bairro tem muitos terrenos com lixo e uma ida ao supermercado já é um risco."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Exame

Dengue, Doenças, Estado de São Paulo, Zika

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens