Sábado 27/04/2024 00:09

Como estaria o mundo sem o efeito petróleo?

Brasil - Combustível - Inflação

Foto: Divulgação

O petróleo atingiu nesta semana seu preço mais baixo em quase 12 anos.

Em meados de 2014, um barril chegou a valer 115 dólares. Atualmente, está abaixo dos 30 dólares - uma queda de cerca de 74%.

Bob Duley, presidente da British Petroleum, brincou nesta semana, em uma conferência do setor, que em breve as pessoas estariam enchendo suas piscinas com petróleo. 

A queda do preço é resultado basicamente de demanda fraca (com a fraqueza da economia global e especialmente da China) combinada com oferta abundante (entrada do Irã e de outros atores no mercado), mas as consequências vão em várias direções.

Se sustentada, a queda do preço pode empurrar US$ 3 trilhões por ano de produtores de petróleo para consumidores globais, uma das maiores transferências de riqueza na história humana, diz uma nota recente do Bank of America Merrill Lynch.

As empresas de petróleo estão vendo suas ações despencarem (Petrobras entre elas), enquanto os países produtores sofrem com a queda acentuada de receitas (um dos principais fatores nas crises da Rússia e da Venezuela).

O mundo sem petróleo

No curto prazo, a impressão tem sido que os mercados financeiros e o preço do petróleo estão se movimentando com sincronia (afundando, basicamente).

Há alguns dias, o banco americano Morgan Stanley lançou um relatório com a seguinte pergunta: como estaríamos neste início de ano se o mundo simplesmente não tivesse que se preocupar com o petróleo?

O primeiro passo foi lembrar que correlação e causalidade são duas coisas diferentes. Se dois indicadores estão andando juntos, isso não significa que um esteja conduzindo o outro.

"Na nossa visão, o petróleo e os mercados estão se movimentando juntos porque eles são conduzidos por coisas similares: preocupações com crescimento, falta de apetite por risco e um dólar incansavelmente forte na conta ponderada pelo comércio", diz a nota da equipe liderada por Andrew Sheets.

Perdas e ganhos

Muitos esperavam que na medida que as pessoas precisassem gastar menos com petróleo, usariam o dinheiro que sobrou para comprar outras coisas e movimentar a economia. Este efeito acabou sendo menor do que o esperado.

O mundo desenvolvido (e especialmente a Europa) tem lutado contra a ameaça da deflação e a queda do petróleo não está ajudando. No entanto, as medidas de inflação do "mundo sem petróleo" continuam estáveis, diz o banco. 

Outro indicador que tem assustado o mercado é o da produção industrial americana - que caiu no começo da recessão de 1990, no começo da recessão de 2001, no começo da recessão de 2008, e está caindo hoje.

Só que tirando o setor de energia, este número fica bem mais estável. A mesma coisa acontece com os rendimentos das empresas americanas e europeias.

Moral da história: "o petróleo está claramente impactando uma série destas medidas batidas. O ceticismo deve ser aplicado nas duas direções".

Exame /PH

Inflação, Morgan Stanley, Empresas, Empresas americanas, Bancos de investimentos, Energia, Petróleo

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens