Sexta-Feira 26/04/2024 05:24

Ele mora num trailer e cria alpacas: conheça o CEO da Zappos

Mundo - Negócios - Tony Hsieh

Foto: Divulgação 

No mundo dos grandes milionários, há personalidades fortes, decididas e, por vezes, excêntricas.

Jack Ma, criador do Alibaba, inclui a prática de Tai Chi no dia a dia do seu trabalho. Elon Musk, fundador da Tesla, leu manuais embolorados em russo para construir foguetes. Richard Branson, do Virgin Group, já atravessou o Atlântico e anota tudo o que lhe acontece.

O presidente da Zappos, Tony Hsieh, não fica atrás quando o quesito é ter um jeito único e um estilo de liderança marcante. Não por menos, o lema da empresa online é “crie diversão e um pouco de esquisitice”.

Filho de imigrantes taiwaneses e formado pela Harvard em computação, ele persegue a felicidade e a criatividade através de um estilo de vida minimalista, sem grandes luxos.

Por isso, ainda que tenha uma fortuna no valor de 780 milhões de dólares, o empresário de 42 anos vive em um trailer com seus animais de estimação, alpacas chamadas Marley e Triton.

A sua simplicidade se estende a outros aspectos da vida. Apesar de ser presidente de uma varejista que vende calçados esportivos, ele diz ter apenas quatro pares de sapatos e sempre vai ao trabalho de sneakers.

Fã dos filmes Uma Linda Mulher e Exterminador do Futuro 2, ele também curte ouvir Taylor Swift e Anna Kendrik, cantoras cujo público-alvo são jovens e adolescentes.

Carreira empreendedora

Sua primeira startup, LinkExchange, era um site para trocas de links e propaganda digital. Ela foi vendida dois anos depois de sua criação para a Microsoft, por 265 milhões de dólares.

Hsieh usou o dinheiro ganho com a venda para criar a Venture Frogs, incubadora e firma de investimentos.

A empresa acabou investindo 1,6 milhão de dólares na Zappos, em 2000, quando ela ainda era insipiente e Hsieh se tornou o presidente da empresa. Nove anos depois, o faturamento da companhia bateu 1 bilhão de dólares.

Gestão diferente

A Zappos é uma varejista online que vende roupas e calçados esportivos. O seu nome, inclusive, vem de “zapatos”, sapatos em espanhol.

A companhia foi comprada em 2009 pela Amazon, por 1,9 bilhão de dólares. Nem a súbita fortuna e nem o novo dono poderoso mudaram o estilo de liderança de Hsieh.

O contrato firmado na época da aquisição obriga a Amazon a permitir que o presidente continue com seus experimentos de liderança e cultura empresarial.

Em 2013, a empresa aboliu os chefes e começou uma transição para o modelo degestão chamado de holocracia, que elimina níveis hierárquicos e funções de gerência.

Ele descreveu parte de sua jornada para uma gestão de empresas diferente no livro Delivering Hapiness. Lançado em 2011, ele ficou semanas entre os best-sellers do New York Times.

Revitalização de Las Vegas

Além do seu trabalho como presidente executivo da Zappos, Hsieh também desenvolve um projeto pessoal, chamado Downtown Project. Ele começou o movimento em 2010 com 350 milhões de dólares do próprio bolso.

O projeto já investiu em mais de 300 startups dos ramos de alimentação, estilo de vida e bem estar.

Uma das ações foi comprar um terreno e construir 20 trailers e 10 casas compactas – hoje, o local chama Airstream Park. Ao lado, há um lote com contêineres transformados em escritórios para pequenos empreendedores.

Em 2014, ele deixou sua casa em um luxuoso complexo em Las Vegas para se mudar para um trailer de 23 metros quadrados no parque. “Eu me mudei porque queria maximizar a serendipidade e aleatoriedade na minha vida”, disse ele aoBusiness Insider.

O aluguel de um trailer na comunidade é de cerca de 1.200 dólares por mês, incluindo eletrodomésticos e rede wi-fi. Moradores também podem escolher viver em uma casa de 12 metros quadrados.

Segundo Hsieh, o clima e a amizade entre os vizinhos do parque são muito boas. Em um mesmo local, vizinhos cantam, cozinham e tocam músicas e há fogueiras acesas à noite. Até o cantor da banda Imagine Dragons, Dan Reynolds, já fez uma performance para os moradores do parque.

Além de suas alpacas Marley e Triton, seus vizinhos também incluem um cachorro chamado Blizzy e quatro galinhas. “Eu provavelmente já morei em mais de dez lugares na minha vida, mas esse definitivamente é o meu favorito”, disse.

 

Exame /PH

Bilionários, Presidentes de empresa

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens