Sexta-Feira 26/04/2024 01:22

Temer cria grupo de trabalho para discutir reforma da Previdência em 30 dias

Brasil - Economia - Previdência Social

Foto> Evaristo Sa/AFP

O presidente da República interino, Michel Temer, convocou as centrais sindicais para que elas apresentem em 30 dias uma proposta comum com o governo de reforma da Previdência. Temer reuniu-se nesta segunda-feira com a Força Sindical, UGT, CSB e Nova Central no Palácio do Planalto, ao lado do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, e do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha.

"Temer disse que o objetivo não é tirar direitos de ninguém e que o governo tem urgência em resolver a questão da Previdência. Ele acha que a Previdência é um dos grandes problemas do déficit que o país tem hoje", disse o deputado Paulinho da Força (SD-SP). "Como disse o presidente, pode ser que ao fim dos 30 dias se chegue à conclusão de que não precisa fazer nada."

O governo Temer montou um grupo de trabalho para reforma previdenciária com as centrais, coordenado pelo chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha (PMDB). Cada uma das quatro centrais sindicais vai indicar dois representantes; a primeira reunião foi convocada para a próxima quarta-feira, na Casa Civil. Eles também vão debater reformas trabalhistas.

Assim como fizeram semanas atrás, quando visitaram o ainda vice-presidente no Palácio do Jaburu, as centrais fizeram propostas ao presidente interino. Segundo Paulinho, uma das ideias é "fatiar" as previdências privada (que tem superávit) e pública e encontrar diferentes fontes de financiamento para os setores rural (deficitário) e público, urbano. Uma das fontes de recursos pode vir da legalização dos jogos de azar.

As centrais querem que Temer reveja isenções e desonerações ​da Previdência e aperte o cerco aos sonegadores - são condições para um acordo sobre a reforma, segundo Paulinho. Se não houver uma proposta comum, o debate será direto no Congresso Nacional.

As centrais entendem que "já existe uma reforma em vigor", deixada em pauta pelo governo Dilma Rousseff, e que prevê a fixação da idade mínima de 65 anos (homens) e 60 anos (mulheres) para aposentadoria a partir de 2026. "Não aceitaremos nenhuma condição que tire direitos de quem está no mercado de trabalho. Mudanças para quem vai entrar no mercado nós podemos discutir", disse Paulinho.

"Direitos já adquiridos não serão mexidos", disse Meirelles, segundo o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna.

"Não precisa mexer na Previdência e não precisa fazer reforma trabalhista", disse Antonio Neto, da CSB. "Eu acho que precisa aumentar a arrecadação formalizando o trabalho. Vai gerar superávit na Previdência. E equacionar a questão rural, porque as empresas de agronegócio nunca pagaram nada para a Previdência. Esta aí uma fonte para melhorar o déficit do setor rual dentro da Previdência."

Segundo Neto, o déficit da Previdência, calculado em 86 bilhões de reais em 2015, é fruto de uma conta em que pesa negativamente o setor rural - os trabalhadores urbanos tiveram superávit de 5,1 bilhões de reais, enquanto o rural teve déficit aproximado de 91 bilhões de reais.

Veja Abril

Michel Temer, Grupo, Discussão, Reforma, Previdência

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens