Quarta-Feira 24/04/2024 02:14

Nova aplicação preserva o capital inicial

Brasil - Geral - Capital

Foto: Divulgação 

Imagine investir em uma aplicação financeira sem correr o risco de sair com menos dinheiro do que entrou e que possa garantir um percentual da rentabilidade do dólar ou do Ibovespa, dependendo do valor verificado no vencimento. Em linhas gerais, é isso que os Certificados de Operações Estruturadas (COEs) oferecem aos investidores. Regulamentados em 2014, os COEs começaram a ganhar mais espaço na prateleira das corretoras neste ano. As instituições foram liberadas pela CVM para fazer a distribuição pública desse tipo de aplicação em outubro de 2015, e a primeira venda realizada por uma corretora aconteceu em 2016. Oferecidos pelos bancos há dois anos, os certificados COE já emitidos por 17 instituições alcançaram a marca de 8,5 bilhões de reais, segundo a integradora do mercado financeiro Cetip.

“Para o investidor, trata-se de uma aplicação financeira que mescla características de renda fixa e renda variável e que viabiliza a diversificação de portfólio”, afirma Fábio Zenaro, superintendente de produtos da Cetip. Um COE, portanto, pode ser composto por vários tipos diferentes de ativos e derivativos, como as opções, por exemplo, e empacotados na forma de um certificado. Esses ativos e derivativos podem ser de natureza distinta, englobando desde índices de preços e taxas de juros até commodities, nacionais ou internacionais. Todos precisam ter metodologia consistente e série regularmente calculada.

Não é obrigatório, mas, na maioria das vezes, os COEs oferecem proteção do capital inicialmente investido mesmo quando o mercado vai mal. Com isso, em um COE ligado à alta do câmbio, por exemplo, um investidor sairia no zero a zero mesmo que a taxa despencasse no vencimento do investimento. Conforme dados da Cetip, quase 94% dos certificados emitidos no último ano ofereceram esse tipo de proteção do valor nominal.

Em troca da proteção, os emissores podem estabelecer algumas condições que limitam o ganho do investidor. No COE de câmbio, um cenário possível seria que a sua rentabilidade fosse igual à variação da taxa, até um determinado teto – de 10% ou 20%.

Trata-se, então, de um investimento sem risco? Não. Em primeiro lugar, diz Michael Viriato, coordenador do laboratório de finanças do Insper, os COEs embutem o risco de crédito, ou seja, o risco de a instituição financeira emissora dar calote (ou quebrar, em caso extremo). E diferentemente de outras aplicações bancárias, como os CDBs ou a poupança, esses certificados não estão na alçada do Fundo Garantidor de Créditos, que assegura os depósitos de até 250 000 reais por pessoa em caso, por exemplo, de falência do banco.

Além disso, há o risco de mercado. Em outras palavras, a variação dos preços dos ativos embutidos no COE. “Mesmo que se compre um certificado com proteção do valor inicial investido, as flutuações de mercado existem. É impossível saber qual será o retorno obtido na aplicação”, diz Viriato.

Os números mostram que, na maioria dos casos, o rendimento dos COEs tem sido vantajoso. Segundo Zenaro, levantamento da Cetip aponta que 59% dos certificados emitidos até agora que já venceram apresentaram rentabilidade superior à taxa DI, referência para a maior parte das aplicações de renda fixa.

Exame /PH

Nova aplicação, Capital Inicial, Preservação

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens