Sexta-Feira 19/04/2024 20:20

Sobreviventes de Hiroshima compartilham lembranças do ataque

Mundo - Acidentes - Explosões

Foto: Divulgação 

Passaram-se mais de 70 anos, mas as memórias da bomba atômica seguem perseguindo os sobreviventes, alguns dos quais narraram seu sofrimento à AFP.

Misako Katani

Esta mulher de 86 anos é uma das poucas que sobreviveu a Hiroshima e também a Nagasaki, onde a segunda bomba atômica americana explodiu.

Após a morte de seu mãe e de sua irmã no dia 6 de agosto de 1945 em Hiroshima, Katani foi ao cemitério da família em Nagasaki para deixar seus restos. Mas ali foi atingida pela segunda vez pela bomba atômica, que a deixou em coma por três dias.

"Meu pai me disse: 'Sua mãe e Tamie (a irmã de Katani) estão provavelmente ali, sob os escombros'" de Hiroshima.

"Encontrei a ossada da minha mãe, coloquei em uma caixa. Depois encontrei ossos tão frágeis que não podia recolhê-los. Meu pai me disse: 'estes são de Tamie'. Minha mãe havia tentado escapar segurando minha irmã nos braços, antes que a casa desabasse sobre elas e morressem queimadas", conta.

"Guardo uma lembrança muito viva desta cena, como esquecê-la? Fico à beira das lágrimas quando relembro o passado", afirma.

"Sofri muito de problemas pulmonares, como pneumonia. Quando me posiciono diante do altar budista da família, digo a minha mãe: 'Mamãe, por favor, venha me buscar, mas ela nunca vem'.

Não acredito que tenha tido um destino maldito. Buscar culpados não leva a lugar nenhum. Mas, é claro, teria sido mais feliz se não tivessem ocorrido bombardeios atômicos.

Minhas lembranças são da cor cinza, de verdade, não posso me lembrar de um céu azul.

No passado, odiava os Estados Unidos, mas agora não. Quero conhecer o presidente Obama e dizer a ele: 'não faça mais a guerra'".

Shigeaki Mori

Aos 79 anos, se interessou pelo destino dos prisioneiros de guerra americanos que se encontravam em Hiroshima. Hoje em dia, dirige buscas sobre os detidos australianos presentes em Nagasaki.

"Andava sobre uma ponte e fui lançado no rio. Me arrastei para fora da água e vi uma mulher cambalear na minha direção. Estava coberta de sangue, seus órgãos saíam do abdômen. Sustentando-os, me perguntou onde podia encontrar um hospital, mas fugi e a deixei sozinha.

Os que ainda estavam vivos caíam todos ao meu redor. Escapei esmagando seus rostos. Ouvi gritos provenientes de uma casa demolida, mas fugi. Ainda era um menino, incapaz de ajudar".

Sunao Tsuboi

91 anos, co-presidente da Confederação Japonesa de Organizações de Vítimas das Bombas Atômicas e de Hidrogênio.

Sofreu queimaduras graves, câncer e outras doenças, mas nunca deixou de participar ativamente na campanha para um mundo livre de armas nucleares.

"Foi uma experiência espantosa. Nu, tentei fugir durante três horas, mas não conseguia caminhar. Terminei escrevendo no chão (com uma pequena pedra): 'Aqui morreu Tsuboi'.

Perdi a consciência muitas vezes, até voltar à realidade em 25 de setembro.

Pode ser que eu morra amanhã, mas sou otimista. Nunca baixarei os braços. Nosso objetivo é 'zero armas nucleares'.

Desculpas ou não, pouco importa. Quero simplesmente que o presidente Obama venha a Hiroshima e veja o que realmente aconteceu e ouça a voz dos sobreviventes".

Exame /PH

Barack Obama, Personalidades, Políticos, Energia, Energia nuclear, Infraestrutura, Ásia, Japão, Países ricos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens