Sexta-Feira 26/04/2024 13:48

Matéria faz prefeitura criar comissão para investigar sumiço de vacinas

Estado - Ações Policiais - Investigação

Foto: Divulgação 

O secretário municipal de Saúde de Campo Grande, Ivandro Fonseca, designou três servidores para comporem comissão de sindicância com a finalidade de apurar indícios de irregularidades referentes ao sumiço de vacinas contra a gripe A, nos postos de saúde da Capital. A decisão tem como base a matéria doCampo Grande News intitulada “Prefeitura não sabe onde foram parar 32 mil doses de vacina contra a gripe”, escrita pelos jornalistas João Humberto e Leandro Abreu e publicada no último dia 23 de maio.

Com base na lei complementar 190, de 22 de dezembro de 2011, que trata sobre o Estatuto do Servidor Público Municipal, Ivandro criou uma comissão para apurar se houve falha por parte de servidor lotado na Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) quanto ao desaparecimento de aproximadamente três mil doses de vacina contra o vírus H1N1, responsável pela gripe A.

A decisão foi publicada na edição de hoje (30) do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), com prazo de 30 dias para apresentação do relatório conclusivo dos trabalhos. A comissão designada por Ivandro para investigar se houve falha de servidores da saúdequanto ao oferecimento de menos doses à população prioritária é formada pelos servidores Cristiano de Campos Lara, Luis Fernando Garcia da Silva e Sandra Maria Vieira da Cunha.

Matéria – A matéria descreveu que a prefeitura de Campo Grande não sabia onde foram parar 32.381 doses de vacina de um total de 195 mil doses encaminhadas pelo Ministério daSaúde ao município para garantir a vacinação dos grupos prioritários, em campanha que terminou no dia 20 de maio. Na ocasião, a Sesau informou que 162.619 pessoas tinham sido vacinadas.

Ainda de acordo com a matéria publicada no Campo Grande News, Ivandro Fonseca relatou que alguns frascos teriam vindo com oito doses ao invés de dez, o que foi descartado pelo Instituto Butantan, laboratório responsável pela fabricação das vacinas.

Ivandro Fonseca considerou significativo o número de 32,3 mil doses que desapareceram e conforme ele, estaria sendo contabilizada a abrangência da campanha. Por isso, a noção exata quanto ao número de vacinas que restaram na rede pública de saúde seria divulgada no dia 25 de maio, porém, a Sesau informou na ocasião que já não há mais vacinas disponíveis nos postos de saúde da Capital e que a prefeitura não tem conseguido efetuar a comprar de mais doses por não achar no mercado.

A Sesau ainda informou na ocasião que havia solicitado ao governo do Estado o envio de mais de 36 mil doses, sendo que seis mil seriam para a imunização dos professores e servidores da educação, conforme preconiza a lei estadual e municipal. Na justificativa quanto ao sumiço das 32,3 mil vacinas, e-mail encaminhado pela Sesau ao Campo Grande News detalha que “essas doses são para repor as quantidades anotadas, uma vez que nos frascos que deveriam conter 10 doses, verificou-se que a parcela considerável deles continham 8 ou 9 doses apenas”. Agentes de saúde, segundo Ivandro, é que fizeram a fiscalização.

“Estou instaurando sindicância para apurar essa irregularidade, ninguém vacinou outro público-alvo que não fosse o grupo de risco”, garantiu Ivandro Fonseca. Já o secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares, informou recentemente que a falta de vacinas é decorrente da imunização em grupos não prioritários que aproveitaram ações feitas em shoppings e supermercados.

Campo Grande News /PH

Matéria, Prefeitura, Criação, comissão, investigação, sumiço de vacinas.

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens