Quarta-Feira 24/04/2024 09:44

Em última cartada, Cunha ingressa com recurso para tentar reverter cassação

Brasil - Geral - Conselho de Ética

Foto: Eduardo Cunha, presidente afastado da Câmara, durante entrevista coletiva em Brasília - 21/06/2016(Alan Marques/Folhapress

Presidente afastado da Câmara pede a anulação de uma série de medidas tomadas pelo Conselho de Ética. Cunha listou catorze pontos nos quais, segundo ele, houve irregularidades no processo

Em uma última cartada para tentar evitar que seu processo de cassação seja analisado em plenário, o presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ingressou nesta quinta-feira com um recurso que pede a anulação de uma série de medidas tomadas pelo Conselho de Ética. Ao longo de 64 páginas, o peemedebista alegou haver catorze irregularidades no processo. Devido às sucessivas manobras de seus aliados, a ação contra o deputado afastado foi a mais longa da história do colegiado. Após a aprovação da cassação, Cunha agora tenta fazer com que seu caso praticamente volte à estaca zero.

O documento foi apresentado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) já no fim do dia, faltando apenas cinco minutos para o limite do prazo para a defesa se manifestar. Agora, cabe à Secretaria-Geral da Mesa numerar e publicar o recurso. A comissão terá cinco dias para analisar o apelo de Cunha.

Na ação, Cunha faz uma nova tentativa de destituir o relator, deputado Marcos Rogério (DEM-RO), que apontou que o peemedebista mentiu ao negar a manutenção de contas no exterior e também recebeu propina de dinheiro desviado do escândalo da Petrobras. O presidente afastado argumenta que Rogério estaria impedido de continuar à frente do processo por quebra de decoro após ter deixado o PDT e migrado para o DEM, partido que fazia parte do bloco de apoio que chancelou a sua vitória na disputa pela presidência da Câmara.

O presidente afastado também questiona o formato de votação utilizado no último dia 14 de junho, quando o Conselho de Ética aprovou o pedido de cassação. Assim como na votação do impeachment de Dilma Rousseff, os membros do colegiado descartaram o painel eletrônico e votaram de forma nominal. A medida, para Cunha, provocou um "efeito manada", o que estaria configurado em ação do deputado Wladimir Costa (SD-PA), que, após, defender a inocência do representado, votou pela sua cassação quando o resultado já se mostrava definido.

Como de praxe, o recurso ainda ataca o presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PR-BA). Cunha classifica o parlamentar como um "inimigo capital". "Não é possível que a ampla defesa admita o julgamento de quem quer que seja por seu algoz declarado", pontuou o peemedebista. Em coletiva à imprensa realizada na última terça-feira, o presidente afastado ainda afirmou que o ex-ministro de Dilma Jaques Wagner, que é conterrâneo de Araújo, chegou a lhe oferecer o controle do chefe do Conselho de Ética em troca do engavetamento do impeachment da petista.

Cunha ainda reclama de cerceamento de defesa, diz-se alvo de duplo processo, com as mesmas acusações tramitando em esferas distintas (administrativa e penal), e também ressalta que o relator não encontrou elementos de prova que apontassem para a omissão intencional ou prestação de declaração falsa na declaração do imposto de renda.

Com o cerco contra Cunha se fechando cada vez mais, o esforço do peemedebista para escapar da cassação é visto como apenas mais um ato protelatório. Nesta quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) tornou o peemedebista réu pela segunda vez justamente por manter contas secretas fora do país - o mesmo embasamento da ação do Conselho de Ética - para abrigar dinheiro de propina recebido no esquema de corrupção da Petrobras. Outro ponto que dificulta a absolvição é o voto aberto em plenário durante os casos de perda de mandato, o que torna os deputados suscetíveis às pressões de suas bases eleitorais.

Veja Abril

Eduardo Cunha, Recursos, Cassação, Câmara dos Deputados

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens