Quarta-Feira 01/05/2024 17:22

Gastronomia é uma importante aliada para fomentar o Turismo nos Municípios durante festejos juninos

Brasil - Cultura - Turismo

Foto: Divulgação 

A gastronomia é uma aliada do Município para o desenvolvimento da economia e como forma de atração turística. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que a realização de festas populares, como as de São João, são oportunidades de disseminação que estão além da religiosidade, resgate de tradições e valorização cultural. É o momento de integrar ações que possam ampliar a oferta de emprego e renda nos Municípios.

A festa popular de São João é a celebração mais apreciada pelos brasileiros depois do carnaval e impacta fortemente na economia local. É uma data que motiva famílias a conhecerem as cidades que promovem festividades, seja pela religiosidade, tradições e danças ou músicas. Apesar disso, é impossível não associar a realização dos eventos juninos à gastronomia. Afinal, quem já não foi a uma festa de São João já pensando em provar os quitutes típicos dessa época?

Com esse entendimento, a CNM orienta os Municípios brasileiros para que aproveite os festejos juninos e promovam eventos que valorizem a cultura e a gastronomia locais como estratégia de fortalecimento de seus respectivos produtos turísticos. A entidade considera que os festejos juninos agregados à divulgação da culinária típica das cidades são capazes de atrair cada vez mais brasileiros e estrangeiros.

Além disso, a entidade reitera que a gastronomia evidenciada possibilita inúmeras oportunidades para as cidades que precisam saber explorar esse nicho de mercado de forma direta ou indireta. Uma delas é a utilização da gastronomia como produto turístico, que mesmo quando não for o elemento principal da estratégia adotada, sempre estará inserida no contexto da celebração e terá o seu papel de destaque em um evento turístico.

Festas juninas mais tradicionais
A CNM ressalta que vários Municípios ficaram conhecidos pelo trabalho de divulgação e realização das festas juninas. Um exemplo é a cidade de São João de Limoeiro, em Pernambuco. Neste ano, são esperados no Município cerca de 200 mil visitantes durante os sete dias de festa. A celebrações acontecem entre 19 e 25 de junho.

Umas das festas mais tradicionais do Rio Grande do Norte, o São João do Assú, completa neste ano 290 anos de celebração. A festa, realizada de 11 a 25 de junho, promete um cardápio cultural recheado de atrações musicais. A expectativa da prefeitura é que a cidade receba 300 mil turistas para os festejos. Já em Itumbiara, em Goiás, o XII Arraiá da Cidade vai movimentar a região no período de 21 a 26 de junho. O público estimado também é de 300 mil pessoas.

Diante desses exemplos, a CNM reforça a importância dos festejos juninos e o planejamento de iniciativas nos Municípios. Algumas cidades já investem nesse tipo de evento e trabalha com vários operadores nos mercados nacional e internacional. Por essas razões e o potencial turístico de diversas regiões, a CNM lembra que o turismo não pode ser uma atividade restrita ao litoral, pois o Brasil tem um interior rico em cultura e que precisa ser valorizada como a valorização a gastronomia.

Principais cardápios
As comidas típicas da época de São João já são esperadas com grande expectativa pelos turistas e os apreciadores dos festejos. O mês de junho é marcado como a época da colheita do milho. A maioria dos doces e salgados relacionados às festividades são feitos deste alimento.

O bolo de milho, a canjica, o curau, a pamonha e o cuscuz são alguns dos ícones da gastronomia produzidos com o grão, que unido a ingredientes como leite condensado, canela e leite de coco, compõem comidas típicas que são produzidas em diversos estados brasileiros para celebrar as festas em homenagem aos santos juninos, Antônio, Pedro e João.

Os pratos típicos são oferecidos aos participantes da festa em porções individuais nas tradicionais barracas adornadas com bandeirinhas coloridas. Também são distribuídos em porções “gigantes”, como na festa junina de Caruaru, em Pernambuco. O Brasil ocupa a terceira posição no ranking dos maiores produtores de milho do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

A produção em larga escala do grão e a diversidade de aplicação gastronômica estão entre os fatores que tornaram o milho um dos principais ingredientes das comidas típicas produzidas no período das festas juninas. Todo esse movimento consolida o Turismo como atividade que envolve 52 segmentos da economia dos Municípios e, quando bem estruturado, com investimentos em infraestrutura, divulgação e capacitação, é capaz de desenvolver a localidade e gerar emprego e renda.

Portal CNM /PH

Gastronomia, Fomentar, Importante aliada ao Turismo,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,196
Euro 5,566
Franco suíço 5,671
Yuan 0,718
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens