Sexta-Feira 26/04/2024 02:05

Secretário de Justiça e Segurança quer usar dólares apreendidos para construir sede do DOF

Estado - Polícia - Apreensões

Foto:Divulgação

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), José Carlos Barbosa, entregou nesta sexta-feira (15) ao juiz federal da 3ª Vara Federal de Mato Grosso do Sul, Odilon de Oliveira, um ofício solicitando a doação dos U$ 2,4 milhões (equivalente a R$ 8 milhões) que foram apreendidos durante a operação “Corumbá Segura II’, para a construção da sede do Departamento de Operações de Fronteiras (DOF), em Dourados.

O flagrante foi realizado na noite de sábado (9), no posto fiscal do Lampião Aceso, localizado na rodovia BR-262, no decorrer da ação organizada pela Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGIFRON), DOF, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF).

Para o secretário José Carlos Barbosa, o bom desempenho do DOF se comprova pelos seus próprios números, uma vez que, só nos seis primeiros meses de 2016 apreendeu 35 toneladas de drogas e prendeu 215 pessoas em flagrante por tráfico de drogas; apreendeu R$ 158 milhões em mercadorias (cigarro, pneus, medicamentos e eletrônicos, entre outros) produto de contrabando/descaminho e prendeu 93 pessoas pelo mesmo crime; recuperou 94 veículos furtados; apreendeu um total de 321 veículos e prendeu um total de 490 pessoas.

“O DOF tem contribuído para o Estado e para sociedade no combate ao crime organizado, mas ainda não obteve o devido reconhecimento, uma vez que, sequer possui sede própria”, enfatizou.

Segundo ele, apesar de existir essa parceria para a execução de operações e outros trabalhos conjuntos, pouquíssimas são as contrapartidas financeiras ou apoio do Governo Federal, pois a quantia apreendida será revertida somente para a construção de delegacias da Polícia Federal, conforme já foi divulgado na imprensa local.

“Estamos recorrendo à sensibilidade do juiz federal Odilon de Oliveira, no sentido de disponibilizar a quantia que foi apreendida nesta operação conjunta para construção da sede do DOF em Dourados. Já existe uma área de 14.700m², que é propriedade do Estado, destinada para construção do prédio, faltando apenas o recurso para o início das obras”, relatou o secretário durante a reunião.

Na oportunidade, o juiz federal Odilon de Oliveira informou que vai verificar a possibilidade de destinar parte desta quantia para a construção do departamento, que tem realizado um excelente trabalho de combate ao tráfico de drogas em Mato Grosso do Sul.

Mato Grosso do Sul possui 1.517 quilômetros de fronteira, sendo 549 quilômetros de fronteira seca com países como Paraguai e Bolívia, fazendo com que o Estado se torne uma importante rota do tráfico de entorpecentes, de armas e contrabando.

DOF

O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) foi criado em 28 de maio de 1987, por meio da Resolução n. 119/87. Inicialmente era chamado de Grupo de Operações de Fronteira (GOF) e sua missão era realizar o policiamento na região da grande Dourados, combatendo os crimes de narcotráfico, furto/roubo de veículos de cargas, furto/roubo em propriedades rurais e outros crimes específicos na região.

Devido à distância da sua área de atuação, em 1989 a sede do Grupo foi transferida para um imóvel alugado na cidade de Dourados. No de 1994 passou a ocupar outro imóvel em regime de comodato, onde está localizado até hoje. Sua missão foi ampliada e passou a ser o policiamento ostensivo itinerante em toda a faixa de fronteira do Brasil com o Paraguai.

Assim, por conta de seus bons resultados, em janeiro de 1996 passou a denominar-se DOF. Já em maio de 1999 começou fiscalizar também a fronteira com a Bolívia e atualmente possui atuação em 51 municípios do Estado, abrangendo inclusive a área rural.

Notícias MS/RMC

Secretário de Justiça, Segurança, Apreensões, DOF

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens