Sexta-Feira 29/03/2024 10:25

Justiça recomenda filmagem de testes físicos em concursos da polícia

Estado - Ações Judiciais - Recomendação

Foto: Divulgação

Os juízes da 2ª Turma Recursal Mista do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), por unanimidade, deram provimento ao recurso interposto por B.R.O. que buscava a reforma da sentença que julgou improcedente a ação de obrigação de fazer c/c ação declaratória de nulidade de ato administrativo, com pedido de liminar, para continuar nas demais etapas do concurso, em razão de ter sido considerado inapto no TAF (Teste de Aptidão Física).

Em síntese, o apelante participou de concurso com a intenção de ingressar na Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e foi aprovado em todas as fases do certame até o momento que ingressou com a ação. No entanto, ao realizar a penúltima fase do concurso, o Teste de Aptidão Física, onde são realizadas três provas obrigatórias (corrida, abdominal e barra fixa), depois de realizada a prova foi surpreendido com a publicação de que havia sido considerado inapto. Irresignado, até porque cumpriu todas as três provas físicas conforme especificado no edital, entrou em contato via telefone com a comissão organizadora, e foi informado por uma atendente que não havia atingido a pontuação mínima, que era de 151 pontos, mas apenas 130 pontos.

Ao questionar a atendente, foi informado que tinham sido descontados quatro movimentos pertinentes à prova da barra fixa. Ocorre que, com relação ao teste da "Barra Fixa", a examinadora disse que os quatro primeiros movimentos seriam desconsiderados, porque o candidato tinha flexionado os membros inferiores. No entanto, o apelante alega que flexionou os membros inferiores em decorrência de o equipamento não apresentar altura suficiente, ou seja, fora dos padrões exigidos para a altura do examinando, se vendo obrigado a flexionar os membros inferiores e, por conta disso, a examinadora não teria considerado os primeiros quatro movimentos.

Portanto, o apelante requer o provimento do recurso para reformar a sentença de primeiro grau e anular o ato administrativo que desconsiderou os quatro primeiros movimentos do teste da barra fixa, para que sejam considerados os 30 pontos não computados na contagem geral e, por consequência, seja determinada à Administração Pública que proceda sua imediata inscrição no Curso de Formação da Polícia Militar do Estado do Mato Grosso do Sul.

O Estado de Mato Grosso do Sul, em contrarrazões, pediu pelo improvimento do recurso.

O relator do processo, juiz Albino Coimbra Neto, entende que, no que se refere à publicidade, apesar de facultativo à Administração Pública, os Testes de Aptidão Física deveriam ser filmados, tendo por objetivo impedir a prática de arbitrariedades que podem ferir o princípio da isonomia, notadamente quando utilizados critérios subjetivos diferenciados pelos examinadores. Para o juiz, tal medida seria de grande importância tanto para a Administração Pública, que teria como provar a legalidade de seu ato, bem como para o candidato, que seria protegido da prática de arbitrariedades.

No entanto, explica o magistrado que no caso dos autos, a única publicidade que foi dada ao ato administrativo, que considerou o apelante como "inapto", foi o resultado publicado no edital n. 57/2014-SAD/SEJUSP/PMMS. Ressalta que, quando o apelante indagou sobre o motivo do não provimento de seu recurso administrativo, a resposta da administração pública foi que o apelante obteve baixa pontuação (130 pontos), e de que não havia previsão editalícia para o fornecimento de cópia das fichas de avaliação, bem como do resultado do recurso interposto.

O relator ainda ressalta que, ao ouvir outros candidatos do mesmo concurso, estes foram uníssonos ao afirmar que mais candidatos tiveram problemas com a mesma examinadora e que B.R.O. realizou o exercício de forma correta e que foram 11 repetições. O magistrado ainda explica que, nem que se alegue que a oitiva dos outros candidatos não possa ser considerada meio de prova, é a única prova que se pode produzir nesse contexto em que os exames não são filmados e sequer o inteiro teor do julgamento dos recursos é fornecido.

O juiz concluiu portanto que são "válidas as informações prestadas pelos candidatos ouvidos em juízo, restando comprovado que o apelante cumpriu as exigências editalícias e alcançou a pontuação necessária para sua aprovação. (...) Ante ao exposto, conheço do recurso e lhe dou provimento, para julgar procedente o pedido inicial, para considerar o apelante como apto no teste de aptidão física, bem como ser matriculado no curso de formação de soldados da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul".

Ao final do julgado, a turma determinou a expedição de ofício à Secretaria de Estado de Administração, recomendando que esta passe a registrar os testes físicos (TAFs) em meio audiovisual, pois, sem tal providência, os julgadores têm de avaliar o fato com base nos depoimentos e testemunhos dos candidatos, uma vez que o Estado não fornece mecanismo isento de conferência dos exercícios.

Dourados News

Justiça, Concurso, Polícia, Testes Físicos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens