Sexta-Feira 19/04/2024 09:22

PMDB fica fora da disputa por Prefeitura da Capital pela 1ª vez na história de MS

Estado - Política - Chapa Proporcional

Legenda decidiu hoje que vai lançar só candidatos a vereador.

Foto: Midiamax/Luiz Alberto/Arquivo

Pela primeira vez na história de Mato Grosso do Sul, desde a lei que transformou Campo Grande em Capital, o PMDB não vai lançar candidatura própria à Prefeitura da cidade. A decisão foi tomada em reunião nesta segunda-feira (25), depois de vários nomes do partido, incluindo o ex-governador do Estado André Puccinelli, se negarem disputar o cargo. A sigla vai investir somente em chapa proporcional pura, ou seja, terá somente nomes à Câmara Municipal, sendo que o intuito é reeleger quatro legisladores e eleger outros dois.

De acordo com o presidente municipal, Ulisses Rocha, depois da recusa de Puccinelli alegando questões pessoais, os senadores Waldemir Moka e Simone Tebet, o deputado federal Carlos Marun e a ex-secretária Estadual de Assistência Social Tânia Garib elencaram motivos para não concorrem à Prefeitura pelo partido. A decisão deve ser oficializada durante convenção partidária marcada para o próximo dia 5.

Os candidatos a vereador terão liberdade para apoiarem os nomes que estão na disputa pelo cargo de prefeito, contudo o PMDB não vai fechar parceria com nenhuma legenda oficialmente. “Vai da consciência de cada um”, resumiu Ulisses. Marun disse que recebeu a notícia com tristeza e para mudar isso poderia “bater na mesa da sala de reunião” e falar que topa o desafio, mas não é isso que deseja por estar bem no primeiro mandato que cumpre na Câmara Federal.

Até 2012, o PMDB esteve à frente da gestão em Campo Grande. André Puccinelli, antes de ser governador, foi prefeito por dois mandatos, seguido por Nelson Trad Filho que ficou outros oito anos no comando da Capital. Na última eleição municipal o então deputado federal Edson Giroto, hoje no PR, tentou a sucessão de Nelsinho, mas foi derrotado no segundo turno por Alcides Bernal (PP).

Em 2014 a legenda novamente perdeu. Desta vez Nelsinho ficou em terceiro lugar nas urnas quando tentou o governo do Estado. Nos últimos meses, duas investigações atingiram o PMDB. Operação Lama Asfáltica, que apura contratos irregulares entre empreiteiras e o poder público, além da Coffee Break. Esta trata da cassação de Bernal, ocorrida em março de 2014. Por conta dela o partido perdeu a presidência da Câmara Municipal.

Isso porque Mario Cesar (PMDB) ficou afastado por três meses para não atrapalhar as investigações. Quando conseguiu retornar à Casa de Leis, por meio de liminar, renunciou à função na mesa diretora.

Memória - É impossível falar do comando da Prefeitura de Campo Grande sem passar pela história do PMDB. Ainda em sua fase de MDB, a legenda teve Plínio Barbosa Martins como prefeito, em 1970. Nos mandatos seguintes, o poder esteve com a Arena e o PDS, sucessor da legenda. Em 1983, o PMDB teve dois prefeitos, primeiro Nelly Bacha e depois Lúdio Coelho, que entregou o cargo a Juvêncio César da Fonseca. Em 1988, o próprio Lúdio venceu, mas por outra legenda, o PTB, vencendo Plínio Martins Coelho (PMDB).

Em 1992, o PMDB retomou o poder na Capital, com Juvencio César da Fonseca, que entregou o cargo para outro integrante da legenda, André Puccinelli. O médico fez dois mandatos e elegeu como sucessor Nelson Trad Filho, que também governou por duas vezes. Em 2012, o ciclo se rompeu, com Edson Giroto sendo derrotado por Alcides Bernal, do PP. Este ano, o PMDB tinha André Puccinelli novamente como nome mais forte, mas ele desistiu de sair candidato.

MidiaMax

PMDB, Política, Disputa

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • Café da Manhã da FAEMS

    Café da Manhã da FAEMS

    Cidade:Campo Grande
    Data:19/09/2011
    Local:ACICG - Associação Comercial de Campo Grande

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens