Quinta-Feira 09/05/2024 21:09

Brasileiro quer reformar Previdência – mas só a dos outros

Brasil - Ação Social - Previdência Social

Foto: Divulgação 

 Uma nova pesquisa mostra que o brasileiro ainda desconhece o tema da Previdência e tem opiniões muitas vezes contraditórias sobre possíveis reformas.

66% são a favor de uma idade mínima para aposentadoria em face ao envelhecimento da população, mas 76% não concordam que isso signifique que elas se aposentem mais tarde. Só 30% concordam que quem quiser se aposentar mais cedo receba benefícios menores.

Os números são de uma pesquisa da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida com o Ipsos divulgada hoje no VIII Fórum Nacional de Seguro de Vida e Previdência Privada em São Paulo.

Foram ouvidas 1.500 pessoas com mais de 23 anos, de todas as classes sociais e em todas as regiões, entre 21 de julho e 4 de agosto.

O tema ainda não está na mente da maioria: 44% não sabem das propostas de reforma em discussão pelo governo do presidente interino Michel Temer.

De acordo com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, os itens prioritários são definição de idade mínima, diferença entre os sexos e diferença entre as profissões.

No momento, o desconhecimento gera pessimismo. Entre as pessoas que ouviram falar sobre mudanças, 50% preveem pouca ou muita diminuição de direitos, número que sobe para 64% entre aqueles que não estão informados.

O brasileiro acha que homens se aposentam em média aos 64 anos mas deveriam poder se aposentar aos 58. No caso das mulheres, a idade percebida é de 58 e a idade desejada é de 53 anos.

Na verdade, a média real é bem mais baixa: 54 anos. A falta de informações sobre o tema e sobre as possibilidades de reforma são apontadas como obstáculos para sua aprovação legislativa.

O governo fala em estabelecer uma idade mínima de 65 anos para homens e um pouco menos para mulheres. A expectativa de vida do brasileiro é hoje de 75 anos e a Previdência é a maior rubrica de gastos do governo depois do pagamento com juros.

Um dos mistérios da reforma é sobre as regras de transição, e a divisão é grande quando os brasileiros são perguntados sobre como deve ser repartido o impacto entre aqueles que não entraram no mercado de trabalho e os que já estão próximos de se aposentarem. 

Mas de forma geral, a maior parte rejeita regras especiais para servidores públicos, pescadores, indígenas, professores e agricultores familiares.

Uma idade mínima igual para homens e mulheres é apoiada por 64%. As mulheres hoje vivem mais do que os homens, mas muitos destacam que elas costumam estar sujeitas a jornadas maiores por carregarem um fardo maior dos trabalhos domésticos

Uma das maiores divisões percebidas pela pesquisa é em relação à proposta de reajustar as aposentadorias apenas pela inflação e não mais com base no salário mínimo: 49% são a favor e 42% contra.

O aumento de impostos como alternativa às reformas é rejeitado por 68% dos brasileiros. A maior parte dos números é similar a uma pesquisa Datafolha divulgada recentemente.

Exame/PH

Aposentadoria, Previdência Social

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens