Quinta-Feira 18/04/2024 20:17

Mapeamento econômico regionaliza custo de produção em MS

Estado - Agronegócio - Mapeamento

Foto:Divulgação

Caracterizar sistemas de produção das culturas de soja e milho, além de identificar custos e análises da rentabilidade de forma regionalizada. Estes são os principais objetivos do MEA – Mapeamento da Economia Agrícola de MS. A iniciativa leva painéis para regiões consideradas polos produtivos e áreas de expansão desses segmentos, como é o caso da nova fronteira agrícola, mais precisamente a costa leste do estado, que não é tradicional neste ramo. O município de Iguatemi, região Sul, abre o cronograma nesta terça-feira, 30 de agosto.

O projeto, que conta com o apoio institucional do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e tem como entidade responsável a Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS, utilizará modelos já aplicados pela Conab - Companhia Nacional de Abastecimento, pelo CEPEA - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada e pela Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

De acordo com o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, o potencial produtivo e a localização do Estado contribuem para o sucesso do projeto. “Somos reconhecidos pela posição estratégica, aliada aos solos férteis e ao aprimoramento constante, que resultam em números que despontam no cenário nacional e internacional, como a projeção para 2016 do VBP - Valor Bruto de Produção Agropecuária, de R$ 27 bilhões”, ressalta.

O trabalho será feito em regiões de maior relevância no cultivo de grãos, bem como em áreas de expansão das culturas estudadas, com periodicidade anual, por intermédio de entrevistas e painéis com participação dos agentes econômicos da produção no levantamento das informações e dos sistemas produtivos mais representativos que refletem a realidade da região e do estado.

De acordo com a gestora da unidade de economia do Sistema Famasul, Adriana Mascarenhas, a ideia é garantir condições para que o Estado tenha disponíveis informações econômicas e componentes técnicos para o produtor rural. “Com as estimativas atualizadas, o produtor tem a possibilidade de conhecer o custo de produção na sua região. A proposta é levar o painel para 14 municípios”, explica.

Realizado in loco o trabalho identifica gargalos e avanços tecnológicos e traz eficiência na produção de alimentos e aumento da competitividade com a preocupação sustentável. Além dos produtores que contribuíram com características específicas, o conteúdo também beneficiará empresas do ramo rural, como instituições financeiras, seguradoras, corretoras, fábricas, órgãos estaduais e municipais, comunidade científica, cooperativas entre outros.

Ainda nesta semana recebem o painel os municípios de Amambai e Ponta Porã. Na sequência é a vez de Maracaju, Sonora, Costa Rica, Bonito, Sidrolândia, Naviraí, Dourados, Três Lagoas Nova Andradina, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste. A programa segue até abril de 2017.

Famasul/RMC

Mapeamento Econômico, Custo de Produção

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens