Quarta-Feira 24/04/2024 08:57

De alternativa à renda principal: confira resultados da produção de maracujá em Paranaíba

Agricultura - Maracujá

Foto:Divulgação
O programa Hortifruti Legal, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, completou em junho o primeiro ano de assistência técnica realizada junto a 30 produtores familiares no município de Paranaíba. O cultivo que começou como uma experiência para diversificação da renda, atualmente é a principal fonte de renda dos moradores que somam 15 mil pés do fruto plantados ao todo, em 20 hectares e com uma colheita de 3,5 toneladas semanais no período de safra.

Uma das produtoras que comemora a decisão de investir no maracujá é a Marinez Barbosa da Silva que reuniu a família, para juntos darem conta do negócio que melhora a cada dia. “Meus dois filhos que estavam trabalhando na cidade retornaram para nossa propriedade, pois, unimos esforços na produção comercializada para uma empresa de polpas que compra de todos aqui no assentamento”, explica.

Com um cultivo inicial de 326 plantas, a família obteve uma colheita de quatro toneladas de polpa e lucratividade suficiente para planejar o aumento do plantio e diversificar as atividades agrícolas. “No começo nós trabalhávamos com produção de leite, mas não me arrependo de ter escolhido trabalhar com o maracujá. Já iniciamos a ampliação do pomar e vamos fechar em mil plantas. Além disso, estamos conversando com o técnico de campo que nos atende e recebendo orientações para começar o plantio de tomate salada”, acrescenta a produtora.

O responsável pelo acompanhamento da turma é o técnico de campo do Senar/MS, Flávio Correa, que acompanha o grupo desde o começo da atividade. “É gratificante testemunhar a melhoria na vida de cada um dos participantes do Hortifruti Legal. Os produtores mostraram que a união faz a força ao criarem uma associação que possibilitará volume de produção e negociação de melhores preços. O que nos motiva é perceber que os assistidos confiam em nosso trabalho e atualmente iniciamos a orientação para o plantio escalonado em culturas como repolho, tomate e melancia”, relata.

Parceria de sucesso – o produtor familiar Valtuir Ferreira de Souza é um dos mais antigos moradores do local (19 anos) e reforça o comprometimento do sindicato rural e Senar/MS em levar cursos e assistência técnica às famílias. “No começo eu e alguns vizinhos tentamos produzir a fruta, mas tínhamos dificuldade para escoar o produto e acabamos desistindo. Com apoio do sindicato rural, que trouxe os cursos, e o trabalho do Hortifruti Legal estamos realizando um sonho antigo e depois de participar da última capacitação que foi Implantação e Manejo Básico de Horta iniciamos uma horta comunitária”, explica.

Na avaliação da mobilizadora do sindicato rural de Paranaíba, Dalva Rosa Castanheiras, o sucesso com a produção em fruticultura é mérito dos produtores que trabalharam juntos e buscaram conhecimento e associativismo. “Esta turma mostra a força do trabalho em equipe e desde o começo acreditaram na ideia de montar uma associação. O resultado teve apoio do empresário que compra a produção, no esforço contínuo das famílias em aprender e na credibilidade que o Senar/MS tem por aqui. Tanto que, antes de conhecerem o trabalho da instituição, era difícil fechar turma, agora temos lista de espera em todas as ofertas de qualificação”, destaca.

A presidente da APPAS – Associação dos Pequenos Produtores do Assentamento Serra, Irani Adriana da Silva, faz parte do grupo que começou a produção de maracujá e revela que os moradores estão se unindo para promover evento com tema de maracujá no próximo dia 10 de setembro. “Vamos fazer uma festa animada com competições esportivas, forró e várias opções de alimentos produzidos com maracujá, no barracão principal do assentamento. Nosso objetivo é reverter o lucro para construção da sede de nossa associação e termos espaço físico para receber mais cursos do Senar/MS”, argumenta.

Informações adicionais – A espécie de maracujá cultivada em Paranaíba é a Sol do Cerrado, muito apreciada pela alta produtividade e rendimento da polpa que pode chegar a 40% do fruto. O produtor interessado em iniciar o cultivo vai desembolsar entre R$ 4mil e R$ 5 mil, por hectare, no entanto, o retorno do investimento é relativamente rápido, segundo explica Correa. “A fruta bem manejada e irrigada produz o ano todo, então em seis meses o produtor recupera o que investiu com preparo do solo, compra de mudas e monitoramento de pragas. No entanto é bom reforçar que esta espécie não se desenvolve bem em terreno muito úmido ou em clima frio”, observa o técnico.

Famasul/RMC

Renda Principal, Produção de Maracujá, Alternativa

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens