Sexta-Feira 26/04/2024 21:22

Mídia internacional é descrente com futuro pós-impeachment

Mundo - Política - Imprensa Internacional

Fazendo uma projeção, o 'Guardian' avalia que a “velha política vai calmamente engavetar a Lava Jato e restaurar as políticas conservadoras do passado”.

Foto: Imprensa internacional está descrente com o futuro do país (VEJA.com/VEJA)

A saída de Dilma Rousseff, segundo avaliação da imprensa internacional, não irá resolver os problemas do país. Esse é a principal mensagem extraída da cobertura internacional do processo de impeachment da presidente afastada. Nesta quarta-feira acontece no Senado em Brasília a votação derradeira para afastar Dilma definitivamente e vários jornais do planeta aproveitaram a oportunidade para emitirem sua opinião.

O jornal americano The Washington Post avalia que o longo processo de impeachment, que se arrastou por nove meses, pode servir para “alienar mais ainda eleitores desencantados com o sistema político”. O diário afirma ainda que o processo desmobilizou a esquerda no país, citando os fracos protestos pró-Dilma em Brasília nesta semana e a postura “desapaixonada” de congressistas do PT em defesa da presidente afastada. O texto também aponta que o presidente interino, Michel Temer, é tão impopular quanto Dilma.

O também americano The New York Times (NYT), em reportagem de seu correspondente no Brasil, informa que o processo de impeachment pode servir de ponto final para um dos períodos mais tumultuados da democracia no Brasil, mas lembra também que Temer é um líder impopular e pertence a um dos partidos mais atingidos pelos escândalos de corrupção, o PMDB.

Para o britânico The Guardian, as pedaladas são apenas o “pretexto legal” para afastar Dilma. “As verdadeiras razões para impeachment são políticas. Dilma Rousseff é extremamente impopular porque ela é culpada pelas múltiplas crises que o país enfrenta e revelou-se uma líder inepta”. Fazendo uma projeção para o futuro, o diário avalia que em um cenário mais favorável, “a economia vai engrenar no próximo ano e Lava Jato irá limpar o câncer político da nação”. Em outro cenário, a “velha política, uma vez que Lula e Dilma Rousseff estão fora do caminho, vai calmamente engavetar a Lava Jato e restaurar as políticas conservadoras do passado”.

Com um viés mais econômico, o The Wall Street Journal (WSJ) crê que “investidores podem estar dando muito crédito a políticos do país e desconsiderando os problemas”. O principal jornal americano de finanças lembra que desde que assumiu, o presidente interino Michel Temer “fez muito pouco” para restaurar a economia. Para o WSJ, as “primeiras ações” de Temer no cargo vão em sentido oposto do controle de gastos: tolerância a Estados endividados com a União e “aumentos para servidores públicos muito bem pagos”.

Veja.com

Mídia, Descrente, Impeachment, Futuro

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens