Terça-Feira 26/05/2020 08:32

Assim se fez! Assim se faz e assim se fará!!!!!!!!!!!!!!!!!! (*)

Estado - Opinião - Homenagem em Poesia

* Por Maria de Lourdes Medeiros Bruno             

 

PREZADOS AGRICOLINOS E AGRICOLINAS

                                                                                                                                             (...nós já fazíamos!)

 

Sinto-me livre para fazer algumas colocações após comparecer e participar do 3º Encontro dos Ex-Alunos e Ex-Alunas das Turmas de 76 e 78 da Fundação Centro de Educação Rural de Aquidauana/CERA (26, 27e 28 de Agosto / Pousada Aqua Park / Rio Verde/MS), onde diga-se de passagem a alegria e o comprometimento predominaram.

A alegria do estar juntos. Do  encontrar,  do reviver e de constatar  que  moderno já era feito nos idos de  1976 e 1978, em termos de educação, participação e seriedade, sem a tecnologia reinante, mas com conhecimento e sabedoria. Hoje, em 2016, pouca coisa se apresenta como novidade pedagógica!

Ensaios teatrais após as aulas, dramatizações rápidas, mas com detalhes de profissionais, sintetizando um enredo permanente na sociedade em total evolução, evidenciando a presença nos momentos em que  Aquidauana solicitava e até exigia, pela presença e força destes agricolinos e agricolinas, no contexto regional. Feira de Ciências a principal prova das participações. Cálculos, na teoria e na prática, maquetes, experimentos e experiências, com um sorriso nos lábios, respondem: “- Já fazíamos!!!”

Profetizaram as famosas novidades pedagógicas, já imaginando que não há “nada novo debaixo do sol”!

Eram jovens vindos de outros Municípios, Estados e Regiões, que chegavam e tinham que se adaptar, para  alcançar  objetivos, já traçados por eles, diante de uma nova situação apresentada.

Sempre ganhando apelidos, esses jovens, não transformaram esses apelidos em ofensas, mas, sim em criatividade, quando se observava o famoso universo particular...

E não significaram, naquela fase, constrangimentos, mas sim referências... não machucaram, porque eram apenas vocativos... Era um mundo rural e bucólico!

Um futuro desconhecido, até então se apresentara!

Eram personagens com força, brio e coragem!

Souberam fazer as brincadeiras; fazer e trazer a felicidade!

Redimensionaram as ilusões.  E o tempo nunca foi obstáculo. Afastamento, apenas uma  abstração...nada mais!

E nas mais variadas e diversas disciplinas,  nas múltiplas avaliações  eram  práticos e souberam como trabalhar os  momentos pedagógicos.

Senhores do tempo, hoje, profissionais  multiplicadores de talentos, nas mais variadas áreas e formaram famílias e conduziram os fatos com sabedoria e razão!

Valeu Agricolinas e Agricolinos! Valeu tudo e tudo valeu!

Assim se fez!  Assim se faz e assim se fará!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O passado se fez presente e o presente se fará no futuro!

Parabéns, mas parabéns mesmo!

* Maria de Lourdes Medeiros Bruno é professora, poetisa - articulista, escreve para diversos veiculos on line de MS.


(Estrada de acesso a Pousada Acqua Park - Foto: Maria de Lourdes Medeiros Bruno) 

A autora / MShoje.com

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • Café da Manhã da FAEMS

    Café da Manhã da FAEMS

    Cidade:Campo Grande
    Data:19/09/2011
    Local:ACICG - Associação Comercial de Campo Grande

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários

Tempo / Clima

Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens