Terça-Feira 23/04/2024 22:31

Em tom de despedida, Chefe Geral da Embrapa Pantanal visita diretoria do Sistema Famasul

Estado - Agronegócio - Visita

Foto:Divulgação

A visita da Chefe geral da Embrapa Pantanal – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Emiko Kawakami de Resende, à diretoria do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, na quinta-feira (22) foi realizada em tom de despendida. A doutora em Ciências Biológicas deve se aposentar no final do mês após 31 anos de serviços dedicados à instituição.

Recepcionada pelo presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, a responsável pela unidade de pesquisa em Corumbá foi acompanhada pela Chefe Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, Aiesca Oliveira Pellegrin e o Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia, José Aníbal Comastri Filho. “Encerro meu período de trabalho com sentimento de dever cumprido e pela oportunidade de ter conhecido e pesquisado este ambiente maravilhoso que é o Pantanal. Com as informações obtidas aos longos dos anos pude contribuir na discussão e criação de políticas públicas e uso sustentável do bioma no Estado de Mato Grosso do Sul”, analisa Emiko.

Na avaliação de Saito, a parceria com a Embrapa possibilitou muitos avanços em termos de transferência de tecnologia. “Três décadas de dedicação a uma instituição merecem reconhecimento. A doutora Emiko é reconhecida em todos os locais por onde passa por sua experiência e dedicação. Apenas com o trabalho desenvolvido pela comunidade científica pode levar a agropecuária a um patamar ainda mais elevado”.

Foram várias pesquisas desenvolvidas, mas, a chefe geral da Embrapa Pantanal reforça que uma das que mais lhe gratificou foi avaliar e conhecer o comportamento dos peixes nativos da região. “Foi um trabalho detalhado, no qual acompanhamos o mecanismo de produção pesqueira do pantanal. É fundamental entender as peculiaridades, por exemplo, o período da seca e cheia que necessitam acontecer todos os anos, caso contrário podem impactar gravemente na reprodução e quantidade das espécies”, argumenta a pesquisadora que presenteou o representante da Famasul com duas publicações da Embrapa.

Histórico da Embrapa Pantanal –Embrapa Pantanal é uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Criada em 24 de fevereiro de 1975 como uma pequena unidade de pesquisa para atender demandas da pecuária extensiva no Pantanal, ampliou em 1984 sua missão e abordagens de pesquisa após identificar a complexidade socioeconômica e ambiental da região. Hoje, a Embrapa Pantanal tem uma equipe técnica formada por 35 pesquisadores,13 analistas e 68 empregados nas áreas de apoio à pesquisa, totalizando 116 empregados.

Segundo informações divulgadas no portal da instituição, Emiko de Resende graduou-se em Ciências Biológicas, fez mestrado em Oceanografia Biológica e doutorado em Ciências Biológicas, todos pela Universidade de São Paulo, USP. Possui especializações em Environmental Assessment Planning pela University of Aberdeen, na Escócia, em International Biodiversity pelo Smithsonian Institute, Estados Unidos, e, por último, em Marketing para Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

Famasul/RMC

Embrapa Pantanal, Visita Diretoria, Despedida

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens