Quinta-Feira 28/03/2024 10:17

Brasil ‘ganharia’ R$ 495 bi com maior uso de serviços digitais

Brasil - Economia - Mercado Financeiro

Pesquisa da consultoria McKinsey calcula os ganhos que o país e outros emergentes teriam com aumento dos serviços financeiros digitais

Foto: Para Mckinsey, 1,6 bilhão de pessoas não tem acesso a serviços financeiros nos paises desenvolvidos (Gary Buss/Getty Images)

Ter que ir ao banco para pagar as contas e ficar preso nas filas é uma obrigação comum a muitos brasileiros. Mas, além de incômoda, a tarefa tem um impacto bilionário no produto interno bruto (PIB) do país – 495 bilhões de reais, para ser mais exato. A conclusão é de pesquisa sobre o uso de recursos digitais para atividades financeiras, da consultoria Mckinsey, divulgada neste mês.

O estudo estima quanto dinheiro seria acrescentado à economia de países em desenvolvimento se fossem adotadas mais ferramentas digitais para serviços bancários, empréstimos, pagamentos, seguros, entre outros. No caso do Brasil, o total “ganho” pela economia do país com as transações digitais seria de 495 bilhões de reais (152 bilhões de dólares) em 2025. Esse valor está dividido em 297 bilhões de reais em ganho de produtividade, 153 bilhões de reais em aumento de investimentos e 45 bilhões de reais em mais postos de trabalho. Nos países em desenvolvimento, segundo o estudo, o potencial é de 3,7 trilhões de dólares (12 trilhões de reais).

Na conta da McKinsey estão tanto a maior adoção de aplicações digitais pelas instituições tradicionais, como bancos e corretoras, quanto novos negócios provenientes de empresas financeiras totalmente baseadas no mundo virtual – as chamadas fintechs. Com suas atividades baseadas na rede em vez de contar com grande infraestrutura no mundo físico, essas empresas oferecem custos menores e conseguem alcançar população que fica de fora do sistema financeiro.

“Sistemas financeiros obsoletos implicam que bancos e outras instituições financeiras em países emergentes estão desenhados principalmente para servir os indivíduos mais ricos, grandes negócios e instituições públicas que movimentam grandes quantias de dinheiro”, diz o relatório. A estimativa é que 1,6 bilhão de pessoas não utilizem serviços financeiros digitais apenas nos países emergentes.

No Brasil, 32% da população adulta não tem conta bancária, segundo a McKinsey. Uma das empresas que trabalham de olho nesse público é a Zuum. A companhia de meios de pagamento é uma união operacional (joint venture) entre a Mastercard e a Vivo que foi criada em 2013 para realizar transações financeiras como transferências, pagamentos de contas recarga de vale transporte. Todo o serviço é feito por meio de um aplicativo para celular, o que significa que não necessariamente a pessoa precisa ter conta bancária para usar o serviço. É possível também fazer saques de dinheiro em caixas eletrônicos.

Para o diretor de marketing da empresa, Eduardo Abreu, há espaço para atingir mais gente além dos cerca das 600.000 pessoas que já baixaram o aplicativo em seus celulares. “Cobrimos 90% das necessidades de transação de quem não está bancarizado”, afirma.

Requisitos

Para que a evolução no uso de serviços ocorra, é preciso que haja infraestrutura digital abrangente, mercado para serviços financeiros amplo e sustentável e produtos que as pessoas queiram usar, segundo a pesquisa. Ao menos nos dois primeiros aspectos, o Brasil parece ter um grande potencial. O número de smartphones está na casa de 168 milhões de unidades, segundo um estudo da Fundação Getulio Vargas. A cobertura de celular, por sua vez, já chega a 95% da população, de acordo com dados analisados pela McKinsey.

A pesquisa da consultoria atesta o grande potencial que o país oferece nessa seara. Para o diretor assistente do Federal Reserve, John Schindler, autor de análise sobre o tema, existe um grande público jovem, conectado, que pode estar em busca de soluções financeiras fora do sistema financeiro tradicional. “Houve uma queda na confiança nas instituições financeiras depois da quebra do Lehman Brothers e a crise mundial”, disse ele ao site de VEJA em recente passagem pelo Brasil.

Veja

Serviços Digitais, Banco, Mercado,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens