Sexta-Feira 26/04/2024 09:46

Governo forma 600 estudantes do Projovem Urbano

Educação - Projovem Urbano

Foto:Divulgação

A Secretaria de Estado de Educação (SED) realizou na noite desta sexta-feira (23) a solenidade de formatura do Programa Projovem Urbano de Campo Grande, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens de Gil de Camillo, para a certificação no ensino fundamental de 600 estudantes das escolas estaduais Dr. Arthur de Vasconcellos Dias, Professora Ada Teixeira dos Santos Pereira, Maestro Heitor Villa Lobos, Dolor Ferreira de Andrade, José Ferreira Barbosa, Manoel Bonifácio Nunes da Cunha e Professora Célia Maria Naglis.

Para a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, o momento é de olhar para o futuro, criando novas perspectivas a partir da conclusão dos estudos. “Estes estudantes estão virando uma página de sua história, terminando o ensino fundamental, vencendo mais uma etapa. Agora é preciso que continuem escrevendo esta história, que não desanimem e sigam para o ensino médio para depois galgar o ensino superior. Espero que aproveitem a oportunidade e não se esqueçam de que formação e conhecimento são coisas que ninguém nos tira”.

O Projovem Urbano, programa do Governo Federal desenvolvido em parceria com a SED, tem como objetivo elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental, visando à conclusão desta etapa por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos integrada à qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania, na forma de curso.

Para o diretor da Escola Estadual Professora Célia Maria Náglis, José Antonio Souza da Silva, o Projovem Urbano abriu a mente dos estudantes para uma nova perspectiva de ensino. “Os alunos ficaram mais animados e os professores aproveitaram para aumentar este animo para estimular os estudantes nesta nova possibilidade iniciada pelo projeto. Muitos destes estudantes não conseguiam emprego por não ter o ensino fundamental. Eles tinham idade, mas não tinham a escolaridade. O Projovem deu essa oportunidade e deu ânimo porque agora eles sabem que têm capacidade e podem cursar o ensino médio”, explicou.

Depois de cinco anos fora da escola, desestimulado, Everlan Ribeiro de Andrade encontrou no Projovem Urbano a chance de recomeçar. “Eu estava desanimado, achava que não conseguiria terminar o ensino fundamental. Mas na escola tive apoio, os professores ensinaram super bem, quando eu faltava eles ligavam para saber o que estava acontecendo. É uma felicidade muito grande terminar o ensino fundamental, agora quero fazer o ensino médio e depois cursar Medicina Veterinária”, comemorou o estudante da EE Dolor Ferreira de Andrade.

O estudante do Projovem Urbano recebe um auxílio financeiro mensal, durante os 18 meses de desenvolvimento do curso, no valor de R$100,00, condicionado a 75% de presença deste jovem nas atividades presenciais e à entrega de trabalhos pedagógicos.

A solenidade de formatura foi acompanhada pela presidente do Conselho Estadual de Educação, Eva Maria Katayama Negrisoli e contou com a apresentação do cantor e compositor Thales Belchior, padrinho do Projeto Composição Musical do Projovem Urbano.

Notícias MS/RMC

Governo, Projovem Urbano, Estudantes

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens