Quinta-Feira 25/04/2024 05:28

Alunos da Educação Integral participam de Feira Científica, Cultural, Artística e Tecnológica

Educação - Feira Científica

Foto:Divulgação

A Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, localizada na Vila Moreninha I, em Campo Grande, realizou nesta quarta-feira (19) a I Feira Científica, Cultural, Artística e Tecnológica (FECCAT), com a participação de estudantes do ensino médio integral, integrado e regular na exposição de 25 trabalhos em temas ligados a Linguagem, Ciências da Natureza e Tecnologia. “Os estudantes pesquisaram, coletaram dados, realizaram entrevistas e estão agora demonstrando o resultado de seus projetos”, explicou a coordenadora pedagógica Eliana Prado.

A FECCAT, realizada com o objetivo de desenvolver atividades científicas na educação básica, além de contribuir com o desenvolvimento de projetos de iniciação científica, despertou o interesse da estudante Ana Gabriela Dias Vilhalva, do 1º ano B, por alimentos mais saudáveis. “Meu grupo fez um levantamento estatístico sobre práticas esportivas e problemas de saúde na região das Moreninhas. Uma boa alimentação, uma boa qualidade de vida e a prática de exercícios nos trazem benefícios e evitam doenças e, através deste trabalho, entendi que preciso reeducar minha alimentação e mudar alguns hábitos”, destacou a estudante.

Educação Integral em Tempo Integral

A Escola Estadual Waldomir Barros da Silva faz parte da “Educação Integral de Tempo Integral”, metodologia implantada pela Secretaria de Estado de Educação (SED), inicialmente em duas escolas de Campo Grande, com objetivo de estabelecer uma concepção pedagógica voltada à ampliação de oportunidades de aprendizagem para além da simples ação de ampliação do tempo na escola, com intuito de garantir a qualidade e a equidade na aprendizagem dos estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.

A Educação Integral em Tempo Integral ocorre em turno único, com jornada escolar de, no mínimo, 7 horas de trabalho escolar diário e cumprimento de 200 dias letivos, com foco na aprendizagem da educação científica e utilização de um princípio educativo claramente estabelecido e que norteia todas as ações desenvolvidas: o educar pela pesquisa. A carga horária semanal dos professores contempla formação continuada, planejamento individual e coletivo e sessão de estudos.

Para os estudantes, a aprendizagem da educação científica significa o envolvimento com o conhecimento. “Antes o professor fazia uma pergunta e depois de algum tempo já dava a resposta, mas agora não, ele ‘joga’ a problemática e nós devemos correr atrás do resultado, pesquisar e, a partir disso, ver até onde podemos chegar com nosso conhecimento. Hoje, minha mente é mais aberta, eu consigo ter minha opinião própria não acreditar somente naquilo que as pessoas falam, mas sim construir a minha própria verdade. A partir desta metodologia, eu abri minha mente para me aprofundar mais nos estudos”, relatou a estudante Ana Gabriela.

A SED planeja a expansão da educação integral de tempo integral para 16 escolas em 2017. Unidades de Dourados e Jaraguari já estão em formação sobre esta metodologia.

Notícias MS/RMC

Feira Científica, Alunos, Educação Integral

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens