Quinta-Feira 28/03/2024 09:47

Reinaldo destaca fortalecimento das instituições em posse de 35 novos defensores públicos

Estado - Geral - Defensoria Pública

Foto: Chico Ribeiro

“Mais que acesso à Justiça, um direito fundamental consagrado pela Constituição, a assistência jurídica gratuita é a mais emblemática ação de respeito à dignidade”, disse o governador Reinaldo Azambuja na cerimônia de posse de 35 novos defensores públicos. Segundo o governador, o ato marca o compromisso do Estado com o fortalecimento das instituições.

“O nosso comprometimento é demonstrado nessa solenidade de posse. Nesse Estado ninguém está acima da Lei, mas também não pode ficar abaixo dela, privado do acesso à Justiça. Nós como governantes temos que ter a sensibilidade de reconhecer a importância de buscar o aperfeiçoamento e fortalecimento das instituições, consolidando o Estado Dmocrático de Direito, norteado pelas garantias fundamentais e o cumprimento da cidadania”, declarou o governador.

De acordo com o defensor público geral do Estado, Luciano Montalli, os 35 novos defensores serão lotados nas comarcas do interior, dentre as quais 25 delas que não contavam com a assistência jurídica gratuita. Os demais serão enviados para os municípios com o objetivo de reforçar o total de efetivo.

“É a primeira vez na história de Mato Grosso do Sul que ocorre a posse de um número tão expressivo de defensores. O fato inédito demonstra a austeridade do Governo em investir e fortalecer as instituições. Até o dia 4 de novembro eles permanecem em Campo Grande para um estágio de adaptação e, após esse período, começam a atuar nos municípios para o qual estão designados. A Defensoria Pública garante os direitos dos cidadãos, mas também esclarece sobre seus deveres. Essa expansão no número de defensores é fundamental e só foi possível com o apoio imprescindível do Governo do Estado”, afirmou Montalli.

A posse representa o aumento em 20% do quadro da Defensoria Pública, que hoje conta com 173 profissionais em Mato Grosso do Sul. “Tenho certeza que vão prestar assistência jurídica a pessoas que não têm acesso e cumprir um papel muito importante. O Estado, mesmo nas dificuldades, tem feito sua parte. Hoje empossamos o maior número de defensores na história de MS. A emenda que determina que todos os municípios se tornem comarcas ainda é um desafio muito grande para todos, mas hoje conseguimos garantir a possibilidade de melhor atendimento ao cidadão carente, estender ainda mais o braço do Estado às comunidades menos assistidas”, encerrou Reinaldo.

A cerimônia de posse de posse foi realizado na Assembleia Legislativa e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o procurador-geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, o -presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Junior Mochi, representando o Presidente da OAB-MS, Heitor Miranda, representando o presidente do TJ-MS, o desembargador Odemilson Roberto Castro Fassa, o presidente da Associação dos Defensores Públicos, Andrew Roubalinho da Silva Filho, o procurador do Estado, Adalberto Miranda, a secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amêndola da Mota além dos deputados estaduais Rinaldo Modesto, Mara Caseiro e Coronel Davi.

Íntegra

Veja a íntegra do discurso do governador Reinaldo Azambuja na solenidade de posse dos 35 novos defensores públicos do Estado.

Mais que o acesso à Justiça, um direito fundamental consagrado pela Constituição, a assistência jurídica gratuita é a mais emblemática ação de respeito à dignidade. Ela fortalece o Estado Democrático de Direito e Social, assegurando o cumprimento pleno das garantias individuais, à luz da Razão do Direito e da Razão da Justiça.

No contexto do Brasil, em que as desigualdades regionais e os desníveis sociais saltam aos olhos, Defensoria Pública é, ainda, algo novo. Nas comunidades mais pobres a Justiça é praticamente inacessível.

Esse quadro, no entanto, não reflete a situação aqui em Mato Grosso do Sul, felizmente. Desde a criação da Defensoria Pública, a partir do texto constitucional de 1989, a população tem o amparo da assistência jurídica gratuita. O fortalecimento da instituição é um objetivo compartilhado por todos os poderes, porque há a exata compreensão da importância e do alcance social da Defensoria Pública.

O Governo do Estado não pode se furtar em contribuir com o fortalecimento da Defensoria Pública e o exemplo desse comprometimento é demonstrado nessa solenidade de posse, que nos permitir afirmar com toda segurança que nesse Estado está assentada a igualdade de direitos na aplicação da lei. Ninguém está acima da lei, mas também não pode ficar abaixo da lei, privado do acesso à Justiça.

Mais que uma obediência ao dever do Estado na prestação de assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem a insuficiência de recursos, a Defensoria Pública consagra a sensibilidade humana. Nós como governantes temos que ter essa sensibilidade, de reconhecer a importância e buscar o aperfeiçoamento das instituições que consolidem o Estado Democrático de Direito, norteado pelas garantias fundamentais e eficácia na defesa da cidadania.

Assistir, jurídica e socialmente, é estar presente. O Estado e as instituições não podem se distanciar desse dever, de garantir o acesso efetivo à Justiça e a integral prestação da assistência jurídica.

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul já está espelhando iniciativas em outras partes do país, pela busca da eficiência desejável, em que pesem todas as dificuldades para o aparelhamento da instituição e preenchimento de seus quadros.

Nesse aspecto, é com grande satisfação que cumprimento e destaco a Defensoria Pública do nosso Estado, pela dedicação de seus membros e pela perseverança de todos que fazem parte dessa nobre instituição no sentido de estruturar a teia que estende o braço da assistência jurídica à população pobre, em todos seus núcleos de atuação, na promoção dos direitos da mulher, na defesa dos direitos da criança e do adolescente, do consumidor, da família, dos deficientes, dos idosos, do direito à saúde.

Estamos empossando um número grande de defensores que vai garantir a assistência em todas as comarcas do Estado. Vejam o alcance desse ato, que não deve se encerrar por aqui, mas desencadear outros investimentos no sentido de modernizar e aparelhar a Defensoria Pública.

Certamente, esses novos 35 defensores significam um grande avanço. É o reforço de um quinto do quadro da Defensoria. A lotação desses novos valorosos servidores do Direito e da Justiça, de uma única vez, é algo inédito e comprova, de forma cabal, o compromisso do Governo de, em cada ação, estender mais o braço do Estado às comunidades menos assistidas.

Muito obrigado!


Reinaldo Azambuja
Governador do Estado

Notícias MS

Reinaldo Azambuja, Fortalecimento, Instituições, Defensores, Posse

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens