Quinta-Feira 25/04/2024 20:20

Programação prevê mais de 60 atrações

Entretenimento - Festival América do Sul Pantanal

Foto:Divulgação

Foi lançada a 13ª edição do Festival América do Sul Pantanal (Fasp) na manhã desta segunda-feira (24) no auditório da Governadoria. O Festival vai acontecer de 11 a 14 de novembro de 2016 em Corumbá, na fronteira com a Bolívia, e vai ter mais de 15 horas diárias de atrações das mais variadas manifestações culturais.

Envolvendo aproximadamente 500 pessoas entre artistas, artesãos, produtores, agentes e técnicos culturais de diversos Estados do Brasil e de mais seis países – Paraguai, Bolivia, Uruguai, Chile, Peru e Argentina – o Fasp contabiliza mais de 60 atrações entre shows musicais, espetáculos de dança, teatro, circo, mostras de artes visuais, artesanato, audiovisual, saberes indígenas, palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, oficinas, fomento à economia criativa, formação e capacitação cultural, arte educação, cultura popular, ciência e tecnologia, inovação, esportes e turismo.

Na cerimônia de lançamento apresentaram-se o poeta, ator e educador Emmanuel Marinho e o músico Carlos Colman, acompanhado da violonista Ana Paula. Logo depois, o secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Renato Roscoe, apresentou a programação para a imprensa e o público presente. “É um prazer imenso anunciar o Festival América do Sul Pantanal. Quero cumprimentar o governador Reinaldo Azambuja e agradecer o empenho em manter o Festival e incrementá-lo a cada edição. Cumprimento também a diretora-presidente da Fundação de Cultura, Andréa Freire, que é a grande organizadora de tudo o que vamos ver aqui. Serão quatro dias de programação com quinze horas diárias de atividades  com mais de 500 pessoas envolvidas”.

Foi passado o vídeo com a história de Aline Figueiredo, homenageada do Fasp deste ano. Nascida em Corumbá, em 1946, a crítica e historiadora de arte Aline Figueiredo já aos 20 anos se empenhou em buscar, nos municípios do sul de Mato Grosso Uno, artistas plásticos potenciais e os reuniu na 1ª Exposição de Pintura dos Artistas Mato-Grossenses, no Rádio Clube de Campo Grande, em 1966. No ano seguinte organizou, com os artistas que surgiam, a Associação Mato-Grossense de Artes, que teve papel fundamental na divulgação da produção regional.

O público também pôde conferir um vídeo expondo as principais atrações do Festival. “O Carlinhos Brown vai dar seu show e fica para ministrar oficina no dia seguinte. Haverá oficinas com artistas locais e também de renome nacional que têm projetos sociais como forma de utilizar cultura e arte na inserção dos jovens na sociedade. A Mariene de Castro é outra atração que tem a cara de Corumbá. Um dos objetivos é estimular as pessoas, os moradores locais a participar, para estimular a economia local. De 11 a 14 de novembro estaremos celebrando a cultura do Estado, a cultura pantaneira e sul-americana. Acessem o site para acompanhar a programação. Agradeço a presença de todos, principalmente das pessoas de Corumbá. Espero vocês lá em Corumbá para essa grande festa”, declarou Roscoe.

A deputada estadual Mara Caseiro falou em nome dos 24 deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. “Quero parabenizar a equipe da Secretaria de Cultura que organizou este evento maravilhoso. Agradeço ao governador que, apesar dos problemas, tem mantido e melhorado os eventos. Vamos sair daqui hoje com um sorriso maior no rosto. A cultura está sendo valorizada. Que Deus abençoe o Festival América do Sul Pantanal. Falo em nome dos 234 deputados estaduais que são parceiros e apoiam a cultura no Estado e o Festival. Um grande abraço”.

O governador Reinaldo Azambuja falou sobre a importância de manter os festivais. “Quando olhamos para o país, em 2014, 2015, vimos muitos festivais deixando de existir. Conseguimos em Mato Grosso do Sul mantê-los com uma nova roupagem, com diversificação cultural. Já é costume da cultural local, com a participação dos artistas e da população local. É muito bonita a participação de todos. Hoje estamos realizando o Fasp com o apoio de alguns parceiros, com a junção de pessoas que construíram uma nova roupagem. Agora está sendo ampliado com atrações regionais e nacionais”.

O governador disse estar contente em poder apresentar as atrações e convidou a todos para participar do evento. “Fiquei muito impressionado ano passado pela alegria das pessoas, o corumbaense e o ladarense é um povo acolhedor. Vale a pena manter os festivais. A crise é passageira, o Brasil é superior a isso. Manter o Fasp com a participação de todos os artistas e a diversificação, com a participação dos indígenas, é muito importante. Não tenho dúvidas de que a edição deste ano será um grande sucesso”.

Notícias MS/RMC

Festival América do Sul Pantanal, Programação, Atração

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens