Quinta-Feira 28/03/2024 20:44

Comitê entrega 615 Registros Civis aos indígenas de Laguna Carapã e Coronel Sapucaia

Ações Públicas - Registros Civis

Foto:Divulgação

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), desenvolve várias ações voltadas à população indígena. Nesta semana, membros do Comitê Gestor Estadual para a Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica (Ceesrad) estão nos municípios de Laguna Carapã e Coronel Sapucaia para a entrega de 615 Registros Civis de Nascimento (RCN) aos indígenas da etnia Kaiowá.

A ação faz parte do projeto “Acesso à documentação, um direito de todos”, que cadastrou indígenas de várias aldeias do Estado para a emissão de documentos básicos. Nessa etapa de entrega a representante da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), do Governo Federal, Fernanda Martins, está presente acompanhando de perto os trabalhos considerados referência na garantia da plena cidadania.

Segundo o cronograma do Comitê, na terça e quarta-feira (22 e 23), os técnicos acompanhados da primeira-dama e secretária da Assistência Social, Vera Lúcia Lorenzoni Bilibio, entregaram 191 Registros Civis de Nascimento aos indígenas das aldeias Rancho Jacaaré e Guaimbé, no município de Laguna Carapã. E na quinta e sexta-feira (24 e 25), foi a vez dos indígenas da aldeia Taquapery, de Coronel Sapucaia receberem 424 RCN’s, com o apoio da secretária da Assistência Social, Marinalva Vieira e equipe.

Para a analista  de políticas sociais da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania, Fernanda Martins, é necessário a união de esforços para o fortalecimento de todos os comitês para erradicar o subregistro civil. “Apesar de ter ocorrido uma significativa redução dos índices de subregistro no Brasil nos últimos anos, ainda há muito o que se avançar com relação às populações indígenas e demais povos e comunidades tradicionais. Ressalto a importância do fortalecimento do comitê gestor estadual e dos comitês municipais, uma vez que são instâncias fundamentais para a promoção da ampliação do acesso a documentação básica e da erradicação do subregistro civil de nascimento. Além disso, parabenizo a equipe do comitê gestor estadual pela iniciativa e pelo trabalho desenvolvido”, ressaltou Fernanda.

Projeto

De 2015 até 2016, o projeto já beneficiou 20 municípios totalizando 2.666 documentos entregues para a população Indígena de Mato Grosso do Sul. O Estado tem a segunda maior população indígena do País segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Ao todo são 73.295 Índios que vivem distribuídos em 29 municípios, em aldeias ou terras demarcadas. Em levantamento feito pelo Comitê foi constatado que grande parte dessa população sequer tinha Registro Civil de Nascimento, incluído idosos.

Ceesrad – Vinculado à Sedhast, o comitê é composto por parceiros como a Defensoria Pública Estadual (DPE), Tribunal de Justiça/Corregedoria de Justiça, Receita Federal, Secretaria de Estado de Educação (SED), Secretaria de Estado de Saúde (SES), Fundação do Trabalho (Funtrab), Assembleia Legislativa, Coordenadoria da Mulher, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Comando Militar do Oeste, Associação dos Cartorários e Registradores de MS (Anoreg), Marinha do Brasil, Polícia Militar Ambiental (PMA), Subsecretaria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial e Cidadania (Subpirc), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Fundação Nacional do Índio (Funai), Ministério Público Estadual (MPE), Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) e Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

Notícias MS/RMC

Registros Civis, Indígenas, Comitê

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens