Sexta-Feira 26/04/2024 02:22

Secretário recebe em mãos diagnósticos e planos municipais de cultura

Cultura - Projeto de Apoio

Foto: Daniel Reino

Na tarde desta terça-feira (6) o secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, recebeu em mãos nove diagnósticos e planos municipais de cultura, entregues por gestores que participaram ativamente dos ciclos de seminários do Projeto de Apoio à Estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura em Mato Grosso do Sul (PROSIMC).

O encontro aconteceu no Museu da Imagem e do Som (MIS), que fica no prédio do Memorial da Cultural Apolônio de Carvalho. Antes da entrega, o músico Ricardo Vasconselos apresentou a suíte número 1 de Johann Sebastian Bach para violão cello.

Participaram representantes dos municípios de Terenos, Alcinópolis, Aral Moreira, Bodoquena, Chapadão do Sul, Eldorado, Naviraí, Rio Verde e São Gabriel, além da equipe de economia criativa da Sectei, responsável pela organização, superintendente de cultura Cláudia Medeiros, superintendente do Fundo de Investimentos Culturais (FIC), Ricardo Maia, coordenador da assessoria de projetos da FCMS, Vitor Maia, entre outros colaboradores.

Parabenizando os gestores empenhados na construção dos diagnósticos e planos, Athayde, o secretário Athayde destacou a importância da continuidade do trabalho, independente das mudanças na gestão. “É satisfatório chegar aqui e ver que nossos municípios estão contaminados pela construção do sistema municipal, perceber que fizeram da cultura um elemento permanente de construção democrática em prol da sociedade. É importante darmos continuidade aos encontros que reúnam gestores comprometidos com as políticas de desenvolvimento sustentável e crescimento econômico”, afirma o secretário.

Para Valdir Pereira da Silva, chefe do departamento de cultura de Bodoquena, o aprendizado que obteve na construção do sistema será levado para o resto da vida. “Foi uma experiência incrível, aprendemos coisas que usaremos em todas as áreas. Conseguimos encaminhar nosso diagnóstico, rumo ao plano municipal de cultura, deixando bons frutos para as próximas gestões”, contou.

Emocionada, a gestora cultural de Chapadão do Sul, Janaína Martins Apis destacou o apoio que obteve da Sectei e toda equipe de Economia Criativa. “Entregamos hoje nosso diagnóstico, mas quero deixar registrado que sem o apoio da Cláudia Medeiros e sua equipe, todo esforço da Sectei, não teríamos chegado até aqui. Mesmo na próxima gestão vamos continuar colaborando com a formação do processo”, afirmou.

Entre tantos benefícios, conhecer a própria história e a cultura do município é um deles. “Nesse processo tive a oportunidade de conhecer melhor minha própria cidade. Percebi o valor cultural no meu município. Foi extremamente importante registrar nossas memórias e valores”, relatou a prefeita de Eldorado, Marta Maria de Araújo.

Ações Realizadas em 2015:

Assinatura do Termo de Cooperação Mútua – 63 municípios (70%).
Ciclos de Seminários Regionais: 18 Seminários em nas 11 Microrregiões – Bodoquena; Aquidauana; Baixo Pantanal; Dourados; Nova Andradina; Iguatemi; Três Lagoas; Paranaíba; Cassilândia; Alto Taquari e Campo Grande.
O4 reuniões técnicas solicitadas pelos gestores de cultura beneficiando 17 municípios.
Visitas Técnicas dos Gestores Municipais de Cultura em parceria com SEBRAE, no Seminário de Economia Criativa – Caminhos Criativos para as Cidades e Arranjo Produtivo Local do Turismo Rota Pantanal Bonito, realizado durante o Festival de Inverno de Bonito – FIB (31/07 e 01/08/2015) e no 1º Seminário Internacional de Economia Criativa e Inovação – Interculturalidade e Fronteiras do Conhecimento – 20 a 22.08.2015 – 12º Festival da América do Sul – Corumbá/MS, beneficiando 18 Gestores de Cultura da Região Norte
Lançamento do “Programa de Microcrédito Criativo” por meio de um termo de cooperação, firmado entre a Secretaria de Estado de Direitos Humano, Assistência Social e Trabalho – SEDHAST e Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação – SECTEI/MS

As leis do sistema municipal de cultura foram implantadas em12 municípios:

1. Alcinópolis;
2. Aparecida do Taboado;
3. Cassilândia;
4. Chapadão Do Sul;
5. Costa Rica;
6. Eldorado;
7. Itaquiraí;
8. Jaraguari;
9. Naviraí;
10. Rochedo;
11. São Gabriel Do Oeste;
12. Terenos.

Notícias MS

Secretário, Diagnósticos, Planos, Cultura

Compartilhar faz bem!

Eventos

Não há eventos no momento.

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas
Videos

Não há videos no momento.

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens