Quinta-Feira 28/03/2024 07:50

Governo abre diálogo com sindicatos sobre a reforma da previdência

Estado - Geral - Tema Polêmico

Foto: David Majella.

Tendo como principal pauta a previdência estadual, o Governo do Estado realizou, na última quarta-feira (22), o primeiro Fórum Dialoga de 2017. O encontro reuniu representantes de 47 sindicatos e associações que compõe o Fórum de Servidores de Mato Grosso do Sul.

A Procuradora de Entidades Públicas e Chefe da Procuradoria Jurídica da Agência de Previdência Social do Mato Grosso do Sul, Renata Raule Machado, conduziu a pauta sobre a previdência e iniciou destacando que a previdência é uma questão de Estado e não de Governo. “O problema da gestão previdenciária no Brasil não é um problema específico de Mato Grosso do Sul” frisou.

Atualmente o Estado é composto de dois planos de previdência, o financeiro e o previdenciário. Sendo o Plano Financeiro – que não acumula recursos – formado por todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas que faziam parte do regime anterior à 2012. Já o Plano Previdenciário ou segregação da massa, instituído pela Lei n. 4213 de 28 de junho de 2012, inclui todos os servidores que assumiram concurso a partir da criação da lei e, diferente do anterior, é um plano sustentável que acumula recursos.

Conforme dados apresentados, mesmo com a contribuição do servidor de 11% e o patronal de 22%, o déficit mensal para o Estado é de R$ 118 milhões para manter os pagamentos em dia. Para se ter uma ideia o cenário é de 1/5 ativo para cada inativo quando o ideal seriam 4 ativos para 1 inativo, cenário que se agrava, pois enquanto aumenta o número de aposentados, cai o de contribuintes, daí a necessidade da reforma na previdência.

Com a reforma da previdência em estudo na câmara federal, o Estado precisa aguardar as propostas, é o que afirma a procuradora. “Governos anteriores foram omissos, mas é preciso estancar a sangria. Previdência não se faz em quatro anos, se faz em 40 anos para que seja uma previdência saudável, e nós servidores precisaremos passar por uma reeducação previdenciária, pois hoje o Estado precisa tirar de algum lugar para colocar na previdência” enfatizou.

Na oportunidade o Secretário adjunto da Secretaria de Administração e Desburocratização, Édio Viegas, reafirmou o compromisso do Estado de manter diálogo permanente com os representantes sindicais. “Esse é o apenas o primeiro Fórum Dialoga do ano, temos diversos assuntos para debater. A primeira delas é a pauta da previdência que será finalizada com a efetiva participação dos servidores” pontuou Viegas.

Além da chefe da Procuradoria Jurídica da Ageprev, Renata Raule Machado, conduziram o Fórum, o secretário adjunto da SAD, Édio Viegas e o secretário adjunto da Secretaria de Governo e Gestao Estretégica (Segov) Jader Reiffe, que apresentaram aos sindicalistas projetos encaminhados à Assembléia Legislativa, da reforma administrativa e da PEC do Limite de Gastos.

No mês de março o Governo do Estado  realizará mais um encontro do Fórum Dialoga para aprofundar o debate sobre a previdência estadual.

Notícias MS

Governo, Diálogo, Sindicatos, Reforma da Previdência

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens