Quarta-Feira 24/04/2024 16:49

Procuram-se talentos para alimentar o mundo em 2050

Brasil - População - Progresso Geométrico

Com a crise do petróleo na década de 70, um grupo de estudiosos, conhecido como o clube de Roma, reviveu as previsões de Thomas Malthus, economista inglês do século XIX, que realizou um célebre estudo que dizia que a população cresceria em progressão geométrica (2, 4, 8, 16, 32, 64...) e a produção de alimentos cresceria em progressão aritmética (2, 4, 6, 8, 10, 12...) e, portanto, até os anos 2000 não teríamos alimentos para todo o planeta.

Felizmente, as previsões sombrias não se concretizaram e, com a revolução verde, capitaneada pelo ganhador do prêmio Nobel da Paz Norman Borlaug, a humanidade foi capaz de produzir alimentos para todo o mundo.

Mesmo assim, as perspectivas de crescimento da população até o final do atual século ainda causam preocupações aos cientistas. Este foi o tema do 23o International Food and Agribusiness Management (Ifama), realizado em Atlanta (EUA) em junho de 2013.

As projeções para 2050 da Food and Agriculture Organization (FAO) apontam que teremos mais de nove bilhões de pessoas vivendo no mundo contra as atuais sete bilhões. Além de dois bilhões de “bocas” a mais no planeta, é praticamente certo que este crescimento não se restringirá apenas ao número absoluto de pessoas, mas virá agregado com um forte aumento de renda e de qualidade de vida dos países do terceiro mundo.

Com isso, a população irá viver mais e demandar mais recursos do planeta. Traduzindo em números, os dados da FAO apontam também um aumento de 100% na demanda por alimentos, 80% no consumo de energia e 55% no consumo de água. Este é o tamanho do desafio!

Mesmo assim, os painéis com os maiores pesquisadores e especialistas em produção de alimentos do mundo deixaram uma mensagem evidente: diferentemente do que pensavam Malthus e o Clube de Roma, o fator tecnologia não deve restringir a produção de alimentos nos próximos 40 anos.

Isso porque o volume de áreas disponíveis, principalmente na América do Sul e África, e o avanço de tecnologias (como a transgenia, uso de fertilizantes e defensivos e sementes modernas), teoricamente seriam suficientes para atender a toda essa demanda.

Apesar do consentimento de que temos potencial para alimentar a todos em 2050, também é certo que a produção de alimentos custará muito suor e dependerá de quebras de paradigmas, isso por um único e principal motivo (já identificado há tempos pelos nossos colegas americanos): faltam talentos envolvidos com o agronegócio.

Mesmo que óbvia, a conclusão é que será preciso muita atitude e envolvimento de todos os stakeholders para garantir a integração das áreas de conhecimento e, por fim, promover e dividir as inovações.

Sem o governo para apontar os desafios para a segurança alimentar, sem a academia para desenvolver novas tecnologias e sem as empresas para investir no desenvolvimento dessas soluções, o caminho certamente será difícil. Mas, antes de tudo, será impossível sem pessoas.

Não são poucas as qualidades que definem um verdadeiro talento. Para se diferenciar, verdadeiramente, é preciso estar ligado ao que acontece, sendo sempre direcionado para os resultados, sabendo simplificar, adaptar, inovar, investir e correlacionar os processos. Tudo isso sem perder a capacidade de sonhar e por fim de se comunicar e dar feed-back aos envolvidos com a cadeia.

Tenho hoje 30 anos de idade e em 2050 estarei com praticamente 70 (e se tudo der certo, aposentado!), portanto, as pessoas que farão a diferença amanhã mal entraram nas universidades, mas a maioria delas já nasceu, e, detalhe, em um mundo cada vez mais urbanizado.

Para que nossos futuros produtores, cientistas e líderes possam pensar grande e correr riscos em prol do agronegócio, não é preciso reinventar a roda. Mas é fundamental que estes tenham a oportunidade de sentir e aprender na prática o quanto a agropecuária é moderna, divertida e desafiadora.

Como o caminho passa necessariamente por uma mudança de valores e cultura, o desafio, além de grande, não tem fim... Por isso, temos que começar a trabalhar hoje para que no futuro estes jovens talentos estejam envolvidos com o agronegócio.

Sistema Famasul/RMC

Capacidade de Sonhar, Crascimento da População, Produção de Alimentos,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens