Quarta-Feira 24/04/2024 02:02

Governo sugere novas medidas para prevenção, controle e erradicação da ferrugem asiática em MS

Estado - Agronegócio - Ferrugem Asiática

Foto:Divulgação

O  Governo do Estado encaminhou nesta semana projeto de lei para apreciação da Assembleia Legislativa com medidas para prevenir, controlar e até erradicar a ferrugem asiática em Mato Grosso do Sul. A proposta foi elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), em conjunto com a Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famasul).

O projeto, que introduz medidas fitossanitárias mais restritivas buscando auxiliar na prevenção, controle e erradicação da ferrugem asiática da soja – doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi -, sugere que não seja permitido a semeadura e o cultivo de soja em sucessão na mesma área e no mesmo ano agrícola, e seja alterado de 10 de dezembro para 10 de janeiro de cada ano-calendário o prazo para que o sojicultor cadastre ou registre na Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) toda e qualquer área de plantio da leguminosa no Estado.

Conforme o projeto, os períodos de semeadura de soja e de vazio sanitário – período de cada ano-calendário, em que é proibido o cultivo da soja e é obrigatória a ausência de plantas vivas de soja, em qualquer fase de desenvolvimento – serão estabelecidos em resolução da Semagro.

O projeto traz também a definição de planta voluntária (guacha ou tiguera). De acordo com o texto, planta voluntária é aquela proveniente do grão de soja que, por qualquer motivo, germine no período estabelecido para o vazio sanitário e pode servir como hospedeira para a sobrevivência e a multiplicação do fungo biotrófico (só sobrevive e se multiplica em hospedeiro vivo) causador da doença.

Uma gradação de infrações de acordo com a totalidade, em hectares, da área cultivada também ficou estabelecida no projeto. Na mensagem, o governador Reinaldo Azambuja destacou que o complexo soja, grão e farelo, firmou-se como um dos principais produtos que exerce forte contribuição na balança comercial do Estado e do País, garantindo divisas e renda para os trabalhadores rurais e investimentos no setor. Por isso, ele defende a necessidade de se adotar medidas urgentes de combate à doença, que pode comprometer a produção desse grão no Estado. 

O governador salientou ainda que o cultivo de soja ‘safrinha’ ocasiona maior ocorrência de ferrugem asiática na safra de verão, período em que são cultivados cerca de 2.500.000,00 ha. Isso ocorre em função da alta quantidade de esporos produzidos pelos fungos no cultivo da segunda safra de soja, que exige o aumento do número de aplicações de fungicidas em virtude da perda de eficiência dos produtos existentes, medida fitossanitária que eleva o custo de produção e os danos ao meio ambiente.

De acordo com ensaios realizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a eficiência de controle dos fungicidas no combate à ferrugem asiática da soja vem sofrendo redução ao longo dos anos, em função de populações de patógenos menos sensíveis, observadas no campo a partir de 2007, e de mutantes resistentes a alguns ingredientes ativos.

Na mensagem, o Governo do Estado reforça que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Embrapa; a Fundação MS; a Fundação Chapadão e a Aprosoja/MS são contrários ao sistema de cultivo de soja ‘safrinha’. A explicação é que a expansão do plantio da segunda safra da leguminosa no mesmo ano agrícola, às vezes na mesma área, pode comprometer significativamente o manejo da principal doença na cultura, colocando toda a cadeia produtiva da soja em risco. 

Segundo Jaime Verruck, titular da Semagro, é uma questão de proteção da economia do Estado que essas medidas sejam aprovadas o quanto antes, por isso foram exaustivamente debatidas com o setor, até que o Estado chegasse a redação do projeto apresentada à Assembleia.

Mesmo com a solicitação de que seja votada com urgência, a proposta segue os tramites da Casa e deve ser encaminhada para as comissões antes de ser colocada em votação no plenário.

Portal do MS/RMC

Governo, Novas Medidas, Erradificação, Ferrugem

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens