Quinta-Feira 25/04/2024 16:59

Corumbá contempla história, tradição e belezas naturais

Cultura - Arraial do Banho de São João

Foto:Divulgação

Na última matéria especial sobre Corumbá vamos dar sugestões de passeios para quem for prestigiar o tradicional Arraial do Banho de São João e quer conhecer os atrativos da cidade. A cidade hospitaleira, cultural, histórica e de belezas naturais oferece excelentes opções tanto para o descanso, quanto para quem procura lazer ou aventura, é um convite ao convívio com a natureza.

Nesta quinta-feira (22.6) começa o Arraial do Banho de São João e se estende até domingo (25.6), no Porto Geral de Corumbá. Um dos pontos altos do evento é a Lavagem do Santo, nas águas do Rio Paraguai, dia em que os festeiros descem a ladeira Cunha e Cruz, carregando seus andores, com destino à prainha do rio Paraguai para banhar a imagem de São João. Os festeiros, que são muitos, também abrem suas casas para a festa do Arraial do Banho de São João.

Então, aproveite para prestigiar a cidade corumbaense.

Pontos Turísticos

Rio Paraguai – Margeado por árvores é navegável em quase toda a sua extensão.

Casa da Escultora Izulina Xavier – Na casa estão expostos artesanatos confeccionados em pó de pedra e concreto, cerâmica e entalhes de madeira.

Igreja Nossa Senhora da Candelária – Inaugurada com solenidade em 1.885, a igreja localizada em frente à praça da República tem em seu altar um brasão da coroa portuguesa.

Santuário Maria Auxiliadora – No Santuário está a escultura de madeira de lei construída na década de 50 pelo artista plástico Burgoso, amigo pessoal de Pablo Picasso, que viveu em Corumbá e deixou inúmeras obras de madeira e gesso, o espaço está na rua Dom Aquino Correia.

Cristo Rei do Pantanal – Confeccionado pela artesã Izulina Xavier, o Cristo Rei do Pantanal está situado no topo do Morro do Cruzeiro, na parte alta da cidade. De lá é possível contemplar uma diversidade de paisagens, tanto a urbana quanto as características do relevo e da vegetação típicos da região. Uma das vistas mais bonitas do local é o impressionante por do sol pantaneiro. O trajeto para chegar ao Cristo Rei também é um atrativo à parte. Ao longo do caminho, esculturas de Izulina Xavier representam as 14 estações da Paixão de Cristo.

Ladeira Cunha e Cruz – Conhecida também como “Ladeira da Candelária” é um dos principais acessos ao Porto Geral e ao rio Paraguai. Seu nome é uma homenagem a um capitão da tropa brasileira que derrotou os paraguaios. No local travou-se a sangrenta batalha de 13 de junho de 1867. Uma Segunda ladeira, a José Bonifácio – construída em 1.922 liga o centro da cidade ao porto.

Casa do Massabarro – Foi criada para incentivar a arte em cerâmica. Seus artistas são jovens que modelam a flora e fauna pantaneiras com argila.

Museu da História do Pantanal (Muhpan) – Inaugurado em 2008, o Museu da História do Pantanal está sediado em um antigo casarão onde existia um armazém na época de ouro do comércio fluvial em Corumbá. O acervo conta a história da formação do povo pantaneiro, e o grande diferencial está no uso da tecnologia para contar a história da ocupação humana no Pantanal.

Quem visita o Muphan faz uma ‘viagem’ lúdica, didática e interativa por oito mil anos de história, desde o tempo em que os índios eram os únicos moradores da região, passando pela colonização, a vinda dos imigrantes portugueses, espanhóis e árabes, pelo período de glória da navegação e a chegada da ferrovia.

Forte Coimbra – Localizado numa área de difícil acesso foi construído em 1775 para defender o território brasileiro contra as invasões espanholas. Foi cenário também de batalhas na época da Guerra do Paraguai. Tombado em 1.975 hoje cedia a artilharia de costa da 18º Brigada de Infantaria de Fronteira do Exército.

Casario do Porto – Tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1992, o cartão postal do município ainda guarda vestígios de um período de grande prosperidade. Os prédios abrigavam grandes empórios, agências bancárias, curtumes e a primeira fábrica de gelo do Brasil. O prédio Wanderley, Baís&Cia, construído em 1876 é um dos mais belos do porto.Outro casarão de igual valor arquitetônico é a casa Vasquez & Filhos, construída em 1909 pelo arquiteto italiano Martino Santa Lucci. O casario que fica no Porto geral é um dos principais pontos turísticos da cidade.Em 1814, era o 3º maior Porto da América Latina, desembarcavam navios com mercadorias para compra e venda da Europa para o Brasil.

Forte Junqueira- Construído em 1871 logo após a Guerra do Paraguai, está localizado numa área privilegiada de onde se avista o Pantanal. Os doze canhões fabricados na Inglaterra nunca foram usados. As paredes são de calcário e tem meio metro de espessura. O Forte que está situado hoje dentro do Quartel do 17º Batalhão de Fronteira – Batalhão Antonio Maria Coelho tem esse nome em homenagem a José Oliveira Junqueira, Ministro da guerra na época de sua construção.

Estação Natureza Pantanal – Fundação Grupo Boticário: Bom lugar para levar as crianças, tem painéis interativos que detalham a natureza do Pantanal. Maquetes, imagens e sons mostram as formações geológicas, a fauna, a flora e a hidrografia da região, além da história de seus habitantes. A O espaço está localizada no Porto Geral, para conhecer é preciso pagar uma pequena taxa.

Estrada Parque – A Estrada Parque passa dentro do pantanal, onde é possível contemplar ao longo dos seus 120 quilômetros aves, mamíferos e jacarés. Na Estrada Parque está o Porto da Manga que se destaca pela mostra maravilhosa da flora dos ipês, das bocaiúvas e animais vivendo em perfeita harmonia.

Praças

As praças são espaços arborizados cheios de história, perfeitas para as crianças brincarem ou reunir a família para tomar tereré. As praças da República e da Independência merecem visita. A primeira foi cenário da batalha final da retomada de Corumbá em 1870, onde tem um obelisco feito em mármore em homenagem aos heróis da Guerra do Paraguai.

Inaugurada em 1917, a Praça da Independência é toda murada em mármore com portões de ferro, possui um coreto em forma octagonal que foi importado da Alemanha, de onde também veio o mosaico do calçamento da parte externa. As plantas nativas da região, como o carandá, a bocaiúva e o ipê-roxo, integram a diversificada arborização.

Principais Eventos

Corumbá é conhecida por sediar vários eventos ao longo do ano. O carnaval, considerado o maior do centro-oeste brasileiro, costuma animar bastante a região atraindo viajantes de todo o país.

A festa de São João, que acontece em junho, representa mais de 130 anos de sincretismos e tradição popular. O ponto alto da celebração acontece quando os fiéis levam o santo e seu andor para tomar banho no rio Paraguai. Dizem que passar em baixo do andor é a simpatia perfeita para quem quer casar.

A festa de Nossa Senhora do Carmo acontece todo 16 de julho no Forte Coimbra e celebra o fato curioso que durante a guerra do Paraguai, quando os brasileiros não tinham mais munição, os combatentes colocaram a faixa de comandante do forte na santa na esperança que, devido à religiosidade paraguaia, uma trégua aconteceria. Graças a ela, as forças brasileiras puderam se retirar em segurança antes da continuidade do ataque.

O Festival América do Sul Pantanal (FASP), um importante encontro para a região de fronteira que fala sobre arte e música.

Confira outros eventos populares com datas:

Santo Antônio – Sua data, por coincidência, é dia 13 de Junho, dia da Retomada de Corumbá a maior parte da população participa da missa e da procissão. Destaca-se o Baile de Gala, segundo tradição, símbolo do amor, com vistas ao bom casamento.

Festa de São Pedro – É realizada dia 29 de junho, e é organizada pela colônia de pescadores. A procissão é acompanhada pela banda da Marinha e após o programa religioso o Cururu (dança folclórica) tem seu espaço, até a madrugada.

Padroeira – No dia 2 de fevereiro, comemora-se em Corumbá, a Festa de Nossa Senhora da Candelária, padroeira da cidade.

Fronteira

Realizar compras de produtos importados e artesanatos nas lojas e shoppings da Fronteira Binacional – Brasil e Bolívia, a menos de 7 quilômetros do centro de Corumbá, é uma opção privilegiada por turistas que aqui chegam. Lá podem encontram produtos de marcas famosas há alguns metros da fronteira, assim como nas cidades vizinhas de Puerto Suarez e Puerto Quijarro, que contam com uma Zona Franca para compras de produtos. Puerto Suárez e seu mirante, também não podem ficar de fora da visita, a cidade se tornou um centro comercial importante para a região, por isso, para complementar o passeio, não volte para Corumbá antes de provar uma salteña e uma Paceña – cerveja boliviana.

Como Chegar:

Com a maior infraestrutura turística da região do Pantanal, Corumbá está conectada ao maior hub distribuidor e emissor de turistas do Brasil, a grande São Paulo – Aeroporto Internacional de Campinas/SP (Viracopos), com 4 voos semanais, com duração de 02 horas, realizados por jatos Embraer de 106 lugares, sem escalas e conexões.

O voo a Corumbá, além de ser uma opção rápida de transporte é também uma emoção, proporciona ao viajante a experiência de sobrevoar a imensa planície pantaneira.

Por terra chega-se pela BR 262, uma rodovia pavimentada onde circulam ônibus regulares para Campo Grande, São Paulo e Rio de Janeiro. Também esta conectada com a América do Sul por rodovia asfaltada – 675 Km, 02 voos diários que saem da Bolívia para o mundo, a 15 minutos do centro da cidade de Corumbá, do qual se separa por fronteira seca.

De Carro/Ônibus/Vans:

Partindo de Campo Grande a Corumbá: 420 km
Empresa Transportadora Andorinha S/A
Partindo de Bonito a Corumbá: 350 km
Empresa Transportadora Cruzeiro do Sul S/A
Partindo de Ponta Porã a Corumbá: 630 km
Empresa Transportadora Cruzeiro do Sul S/A

Itens indispensáveis para sua viagem a Corumbá/Pantanal:

Na bagagem leve uma mochila (importante para os passeios), tênis/bota para caminhada (antiderrapantes), chinelo, óculos de sol, boné/chapéu, protetor solar, repelente, lanterna, cantil, binóculo, capa de chuva, roupas e toalha de banho biquíni/maiô/sunga, toalha pequena para os passeios, agasalhos (em especial para o inverno ou noites) e roupas leves e claras como calça tactel (cavalgada/passeios).

Monte também uma farmacinha básica para as crianças caso tenham febre, dor de ouvido, pomadinha antialérgica para picada de insetos, etc. Ah, leve a câmera fotográfica e muita empolgação!

Portal do MS/RMC

História, Belezas Naturais, Tradições

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens