Sábado 27/04/2024 00:10

Na UTI desde março, Yago volta a respirar com ajuda de aparelhos

Saúde - Recuperação

Foto: Santa Casa/Divulgação 

Internado há 111 dias, desde que nasceu após resistir 27 semanas no ventre a mãe diagnosticada com morte cerebral, Yago é exemplo de resistência para a família e para a equipe médica. Mas, nesta semana, o corpinho de menos de 40 cm não resistiu ao esforço diário de lutar pela vida por 3 meses e 21 dias, com tão pouco tamanho.

Na manhã de domingo (17), ele precisou votar da ajuda de aparelhos para respirar e teve de passar por bateria de exames. Médicos não sabem ao certo o motivo da piora no estado de saúde e só poderão prever se o pequeno será desentubado quando os resultados dos testes laboratoriais ficarem prontos.

Sem poder receber a alimentação via sonda e só no soro, o menino também perdeu peso, segundo o pai. Com quase quatro meses, ele já pesava 1,7 kg, mas perdeu 300 gramas nos últimos dias.

“Ele está bem tristinho, bem abatido”, conta o Eduardo Noronha, que mantém a rotina de ir a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) Neonatal da Santa Casa para a sessão diária de carinhos dedicada ao filho.

[O sorriso de um pai que segurou o filho pela primeira vez após 14 dias do nascimento. (Foto: Arquivo Pessoal)] O sorriso de um pai que segurou o filho pela primeira vez após 14 dias do nascimento. (Foto: Arquivo Pessoal)

Vontade de viver – Prova da vontade de viver é que o bebê antes de completar 1 mês que veio ao mundo, já havia passado por uma cirurgia cardíaca.

No dia 27 de abril, Yago foi submetido a uma correção cirúrgica do canal arterial, problema detectado pelos médicos que cuidam dele e, segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa, pelo fato dele ter nascido prematuro, no dia 31 de março.

No primeiro mês, Yago cresceu e ganhou. Estava com 36,1 cm – 2,1 cm a mais – e 1.090 kg – engordou 40 gramas, depois de perder 80 nos primeiros 12 dias de vida – no primeiro “mêsversário”.

Em maio, os médicos já previam que ele teria alta em julho, mas não contavam com o quadro instável de saúde que apresentou neste mês. A equipe só deixará que o pai o leve para casa quando ele estiver com no mínimo 2 kg e se alimentando normalmente.

Inédito – O caso de Yago é inédito em Mato Grosso do Sul e foi marcado por troca de informações com médicos do Espírito Santo e Portugal, onde aconteceram situações similares. Com a morte encefálica da mãe, Renata Souza Sodré, 22 anos, o nascimento do bebê era uma aposta de alto risco.

“É muito difícil um caso como esse porque além do risco de morte, tem o risco de infecção. Tudo compromete a viabilidade do nascimento dessa criança”, explicou a médica Patrícia Berg Leal, responsável pela UTI Neonatal, em entrevistaao Campo Grande News no dia 2 de abril.

Após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral) em 27 de janeiro, Renata teve a morte cerebral constatada por dois testes clínicos e mais exame de imagem. Os médicos descobriram que apesar da mãe ter partido, o feto vivia e entrava na 17ª semana.

Com o caso explicado à família e acompanhado pela Comissão de Ética do hospital, começou a administração diária de medicamentos, pois, com a morte cerebral, o corpo para de produzir hormônios.

Contra o risco de infeção, o trabalho envolvia todos os setores da UTI, da limpeza ao corpo clínico.

Campo Grande News /PH

UTI, Desde março, Yago, Volta a respirar, Ajuda de aparelhos,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens