Quinta-Feira 28/03/2024 04:54

De espírito empreendedor, agricultor inova com plantio de alho em Antônio João

Agricultura - Inovação

Foto: Aline Lira – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer)

Se há um mês dedicado à agricultura familiar é o mês de julho. Isso porque no dia 25 de julho é dedicado ao pequeno produtor rural e três dias depois, 28 julho, é celebrado o dia do agricultor de um modo geral. A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) celebra esta passagem pelo calendário com bons exemplos de produtividade e serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

Um deles é o agricultor Marzeli Kerpel, mais conhecido no meio rural como Neco. Há décadas morando no município de Antônio João, fronteira com o Paraguai, o produtor ganhou popularidade entre os colegas pelo perfil inovador sendo um dos pioneiros no cultivo de soja na região. O tempo passou, ele trocou a lavoura de grãos pelo tomate e, agora, aos 65 anos, o produtor segue inovando, desta vez com o cultivo de alho.

No assentamento Vera Nilda, o agricultor Neco possui um lote de 4,5 hectares. Local onde ele cultiva alface, repolho, cebola, milho verde e, claro, o tomate. Além de dedicar uma área para a criação de gado. “Em meio a todas essas culturas ele arrumou espaço para testar o cultivo do alho”, diz o engenheiro agrônomo.Estimulado pelo engenheiro agrônomo João Alfredo Neto da Silva, do escritório da Agraer de Antônio João, Neco separou uma pequena área para o cultivo do alho. “Grande parte da minha renda vem da plantação de tomate. O alho é só um teste que se apresentar uma produção boa aí eu vou querer continuar”, afirma.

O projeto partiu do engenheiro que convidou Neco para se inserir no projeto. Agora cabe ao profissional da Agraer fazer o acompanhamento do agricultor em todas as etapas: aquisição da semente, plantio, cultivo e colheita. ”Ele aceitou o bem o desafio de testar a cultura na região”.

Neco define o plantio de alho como mais um desafio que ele resolveu encarar com boa disposição. “Sempre fui pioneiro, fui pioneiro com a soja aqui, em Antônio João, e agora com o alho. Vou mostrar para os produtores que assim como a soja deu certo o alho também vai dar”.

Inovar, diversificar e cultivar espécies com alto valor de renda é algo primordial para as pequenas propriedades, conforme avalia o agrônomo João Netto. “O alho tem grande potencial produtivo e estamos testando no município de Antônio João. O objetivo é que o produto seja mais uma opção viável de renda aos agricultores familiares”. E do que depender dos valores gastronômicos e nutritivos, Neco terá sucesso em sua nova empreitada junto à Agraer. É que o alho é uma hortaliça rica em vitaminas, sais minerais e aminoácidos, tendo boa apreciação na culinária pelo sabor que agrega aos alimentos. Além de servir medicinalmente como expectorante, bactericida e, inclusive, de grande utilidade no combate a doenças cardiovasculares.

Com comércio certo, o alho é opção lucrativa para produtores que tiverem mercado comprador assegurado na região. Os experimentos, cultivo de alho em pequenas propriedades, também estão sendo replicados em outros três municípios: Amambai, Coronel Sapucaia e Ponta Porã (assentamento Itamarati).

O plantio da hortaliça destaca-se nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás, além da Bahia e Paraná, em menor proporção. Juntos, eles respondem por mais de 90% da produção nacional. O alho é considerado o principal condimento industrializado e é usado na preparação de muitas receitas culinárias.

Portal MS

Empreendedorismo, Agricultura, Inovação, Plantio de Alho

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens