Quinta-Feira 25/04/2024 09:20

Hospital Regional de Ponta Porã retoma cirurgias eletivas

Saúde - Atendimentos

Foto: Divulgação

O Hospital Dr. José de Simone Netto (Hospital Regional de Ponta Porã – HRPP) voltou a realizar cirurgias eletivas em abril. Desde 2015, este tipo procedimento cirúrgico não vinha sendo feito no HRPP, e os pacientes eram encaminhados para Dourados ou Campo Grande. Apenas cirurgias gerais de caráter de urgência eram realizadas.

De acordo com o Ministério da Saúde, procedimento cirúrgico eletivo é todo aquele atendimento prestado ao usuário com possibilidade de agendamento prévio, sem caráter de urgência ou emergência. O Hospital Regional de Ponta Porã realiza por agendamento nove tipos de cirurgias eletivas sendo: hérnia inguinal; hérnia umbilical; hérnia epigástrica; hérnia incisional; colecistectomia (retirada da vesícula); histerectomia; perineoplastia (cirurgia para correção da região genital da mulher) e oforectomia (retirada de um ou dois ovários). E o encaminhamento desse fluxo de cirurgias ficou mais rápido para quem está na fila de espera. A solicitação é feita pelas secretarias municipais de saúde dos municípios da microrregião, mas é por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Porã e do Sistema de Regulação (Sisreg), que os pacientes são encaminhados para o pré-operatório e para o HRPP.

Lilian Raquel Quintana Velasques, de 40 anos, faturista hospitalar e moradora de Ponta Porã, é uma das pacientes que fez cirurgia ginecológica, uma histerectomia (retirada do útero). Lilian sofreu durante três anos fortes cólicas e hemorragias devido a um mioma no útero. “O intervalo das hemorragias era apenas de uma semana, eu sentia muita dor. Hoje faz um mês da minha cirurgia e é outra vida, me sinto maravilhosa. Só tenho a agradecer o retorno das cirurgias eletivas. Aproveito também para parabenizar o acolhimento que tive, pela educação de todos desde a limpeza, a alimentação e especialmente o carinho e profissionalismo da equipe médica”, conta.

A gari Eva Alem Ortega, 55 anos, veio do município de Antônio João para ser operada de uma hérnia. “Quando a moça me ligou avisando que minha cirurgia ia acontecer eu pulei de tanta alegria. Foram três anos de espera, muito sofrimento e era difícil para trabalhar. Saber que essas cirurgias estão favorecendo nós, de outras cidades, é muito gratificante”. Para o funcionário público Theo Andreoli Correa, de 37 anos, que também sofreu por dois anos aguardando uma cirurgia de hérnia, o processo de agendamento do HRPP foi rápido. “Estou muito feliz em poder deixar de sentir dor. Pude ver com meus próprios olhos ao chegar nesse Hospital que o recurso investido pelo Governo e administrado por uma organização social retornou para a saúde de Ponta Porã com muita qualidade. Eu tinha desacreditado da saúde, mas estando aqui estou vendo que é possível ter esperança”, elogia.

“Falar em cirurgias eletivas agendadas no serviço público é investir hoje para deixar de fazer algo às pressas ou muitas vezes, mais caro e com mais riscos para o paciente amanhã, ou seja, quando operamos uma hérnia, ou uma vesícula eletiva hoje, deixamos de fazer esses procedimentos quando os pacientes estão com esses órgãos inflamados causando muitas dores”, afirma o diretor do Hospital, Dr. Mario Cesar Bitencourt Madureira.

Para a equipe médica a volta das cirurgias representa um trabalho importantíssimo para o Hospital, por ser uma instituição pública, pois todo o recurso investido vem sendo devolvido para a sociedade em forma de saúde. “Para nós médicos, é motivo de alegria saber que estamos retomando um serviço que é direito do paciente, e também porque estamos contribuindo para uma sociedade mais saudável através das cirurgias. Na minha especialidade, por exemplo, que é cirurgia geral e ginecologia, vejo muitas mulheres com hemorragia ou doenças uterinas sentindo fortes dores, um sofrimento desnecessário”, afirma Dr. Vilmar Neves.

Silvio Roberto Rocha Antunez, cirurgião geral, médico do trabalho e especialista em ultrassonografia, explica que a fronteira tem uma particularidade – as patologias de vesícula são muitas no HRPP devido à alimentação dessa região. “Temos uma comida preparada com muita gordura, por isso há muitas cirurgias em pacientes que sofrem devido à presença de cálculos e pequenas pedras na vesícula. A abertura desses procedimentos tem melhorado a vida de muitos pacientes”.

Novos instrumentais cirúrgicos

Para que o Hospital pudesse oferecer segurança e obter bons resultados, foram entregues recentemente para a Central de Materiais Esterilizados, 42 novos instrumentais cirúrgicos para complementar e montar novas caixas cirúrgicas. Anteriormente havia apenas cinco caixas para atender todas as demandas de cirurgias do Hospital.

Portal MS

Hospital Regional, Cirurgias Eletivas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens