Sábado 20/04/2024 11:04

Iagro confirma caso de raiva bovina em Amambai e alerta produtores da região

Saúde - Preocupação para os pecuaristas

Foto: Divulgação 

Uma preocupação a mais aos pecuaristas de Mato Grosso do Sul, em especial os da região da Grande Dourados: um caso de raiva foi confirmado no município de Amambai, a 360 quilômetros de Campo Grande, pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal ). Exame de amostra de bovino morto neste mês deu resultado positivo para a doença.

A ocorrência da enfermidade foi verificada, inicialmente, na fazenda Rancho Amambai, de Ramão Ney Magalhães, 82 anos. Ele conta que assim que percebeu a possibilidade da doença procurou a Iagro. “Morreram 11 bovinos adultos, quatro pequenos e um cavalo”, detalhou o produtor.

De acordo com Magalhães, em propriedades próximas, os pecuaristas também tiveram prejuízo. “Um vizinho aqui perdeu 28 bovinos. Outro perdeu 6. Aí tem outro que perdeu 8. Fora os que eu não fiquei sabendo”, disse. A doença, conforme informaram técnicos da Iagro a Magalhães, pode ser transmitida a animais em um raio médio de 15 quilômetros.

O inspetor local da Iagro em Amambai, Israel de Arruda Lobo Neto, informou que proprietários rurais do município região foram orientados para vacinar seus rebanhos. De acordo com o inspetor, a vacinação deve ser feita de imediato e repetida 30 dias depois.

Neto explica que a raiva é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida também ao ser humano. Essa característica exige atenção especial à doença. No entanto, é praticamente nula a possibilidade de consumo da carne de bovino contaminado. “Os animais morrem, em geral, nas propriedades, e são incinerados. Não há risco de serem levados aos frigoríficos. E se isso ocorrer, o processo de vistoria nas indústrias é muito rigoroso”, assegura.

O inspetor explica que a doença é transmitida por morcego hematófago (que se alimentam de sangue). Devido à forma de transmissão (mordida dos morcegos), a raiva pode alcançar grande número de animais.

Neto acrescentou, ainda, que os animais contaminados apresentam sintomatologia nervosa, tendo, por exemplo, dificuldades para andar.

[Técnicos da Iagro verificando propriedade de Itaporã (Foto: Divulgação)] Técnicos da Iagro verificando propriedade de Itaporã (Foto: Divulgação)

Anterior – Neste mês, a Iagro havia constatado outro caso de raiva bovina, ocorrido em Itaporã, a 225 km de Campo Grande. A suspeita da doença foi confirmada após exames clínicos em um dos cinco animais mortos encontrados em uma propriedade rural da região.

Segundo o gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Animal da Iagro, Rubens Castro Rondon, uma ocorrência similar ocorreu naquela mesma região em março de 2015. “Acreditamos que os casos tenham correlação devido ao raio de proximidade entre as duas propriedades em que se deram as ocorrências dos dois casos da doença”, apontou.

Na mesma região, houve outro caso em março de 2015. “Acreditamos que os casos tenham correlação devido ao raio de proximidade entre as duas propriedades em que se deram as ocorrências dos dois casos da doença”, disse o gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Animal da Iagro, Rubens Castro Rondon, em matéria do governo do Estado .

Desta vez, devido à constatação da doença em Amambai, a agência da Iagro no município publicou comunicado aos produtores. “Esta agência ainda recomenda a vacinação contra raiva para todas as espécies de mamíferos neste município, sendo um alerta prioritário para as propriedades que margeiam o rio Amambai e seus afluentes. A vacina pode ser encontrada nas revendas veterinárias”, afirma a Iagro em trecho da nota.

Segue abaixo o comunicado na íntegra:

Vimos por meio deste informar que foram confirmados casos de raiva em herbívoros neste município e arredores. A Iagro está fazendo trabalhos de orientação nas propriedades pertencentes ao perifoco. Porém julga-se relevante fazer a divulgação de informações corretas por meio do Sindicatos Rural de Amambai à toda população de interesse.

A raiva é transmitida pelo morcego hematófago e acomete todas as espécies de mamíferos domésticos e selvagens, inclusive o homem, sendo letal na maioria dos casos. Os herbívoros inicialmente apresentam hiperatividade seguida de sintomatologia nervosa como transtornos locomotores, dificuldade de movimentação evoluindo para paralisia progressiva e morte.

Se forem observados animais com esses sintomas, a Iagro deve ser notificada para que possa fazer coleta de material para exames laboratoriais. Vale ressaltar que esse exame não tem custo para o produtor e que a suspeita ou diagnostico de raiva não ocasiona interdição da ficha sanitária, tampouco o sacrifício de animais sadios.

Esta agência ainda recomenda a vacinação contra raiva para todas as espécies de mamíferos neste município, sendo um alerta prioritário para as propriedades que margeiam o rio Amambai e seus afluentes. A vacina pode ser encontrada nas revendas veterinárias.

A Iagro coloca-se à disposição para os eventuais esclarecimentos que se fizerem necessários.

Campo Grande News /PH

Iagro, Confirma caso, Raiva bovina, Amambai, Alerta, Produtores, Região,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens