Quinta-Feira 25/04/2024 03:51

Enfermagem da Uems tem o primeiro grupo de acadêmicos do Estado a atuar no Samu

Saúde - Grupo de Acadêmicos

Foto: Rubens Urue

O curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) – Unidade de Dourados – por meio de convênio junto à Secretaria Municipal de Saúde, tem oportunizado a consolidação da formação profissional de seus acadêmicos com o primeiro grupo de acadêmicos do Estado, nessa área, a exercer atividades práticas em ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O convênio é resultado dos esforços do professor Jair dos Santos, docente do curso, que há cerca de sete anos vem trabalhando para a implantação do convênio dentro da disciplina Saúde do Adulto II. “O projeto é um sonho antigo e sua concretização colabora com a formação dos futuros profissionais. Trata-se de uma parceria da nossa Universidade com os responsáveis pelos serviços de atendimento do Samu em Dourados, sob coordenação do enfermeiro Ronaldo Sobrinho, egresso da Uems”, explica.

Na opinião de Jair, por meio dessa interação no atendimento de ocorrências, os alunos são inseridos na rotina prática do trabalho. “A parceria junto à Secretaria de Saúde é antiga, uma vez que o curso já ofertava estações teórico-práticas em hospitais municipais, onde os alunos acompanham pacientes em situações de parada cardiorrespiratória, ressuscitação cardiopulmonar, entre outros procedimentos”, informa.

Mas é a primeira vez que acadêmicos de um curso de Enfermagem acompanham atendimentos do Samu. Toda a documentação para que as atividades ocorram tem o aval da Secretaria de Saúde de Dourados. Tripulando as ambulâncias Alfa e Bravo, os alunos passam a conhecer a rotina de plantões, inclusive, a a dinâmica noturna e da madrugada, finaliza o docente.

O grupo é formado por alunos do 4º ano, entre eles o acadêmico Vinícius Medeiros, que relata um pouco sobre sua experiência junto aos atendimentos do Samu. “Essas atividades são fundamentais para minha formação profissional. Posso confirmar na prática tudo o que aprendi na sala de aula. Essa vivência antes de me formar aumenta o conhecimento dos alunos, seja no aspecto técnico, teórico e prático”, afirma o acadêmico.

Outra aluna que participou de plantões do Samu, Jéssica Araújo, também discorre sobre a importância dessas ações. “Sempre quis trabalhar no setor de urgência e pronto atendimento, enquanto profissional, e essa atividade desenvolvida numa ambulância com situações reais reforçam esse meu direcionamento. Eu destaco um aspecto importante, que é o da autonomia que temos junto ao Samu, no trabalho desenvolvido, algo que nem sempre é possível quando estamos em ambientes hospitalares sob exclusiva orientação dos professores”, diz a futura enfermeira.

Também integram a equipe as alunas Marcelly Salgueiro, Fernanda de Souza e Valéria da Silva. Por fim, o professor Jair dos Santos destaca o apoio da gerência da Unidade de Dourados, que providenciou a compra dos uniformes específicos, dentro dos padrões do Samu, para os alunos sem os quais, eles não poderiam desempenhar as atividades nas ambulâncias de pronto-atendimento.

Portal do MS /PH

Enfermagem, Uems, Tem o primeiro grupo, Acadêmicos, Estado, Atuar, Samu,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens