Sábado 20/04/2024 01:39

Em festa da cidadania, indígenas recebem documentos e saem do anonimato

Ações Públicas - CEESRAD/MS

Foto: Leomar Alves Rosa

Você já imaginou andar por vários dias entre as outras pessoas, sem ser visto nem lembrado? Situação difícil e até mesmo pouco provável. No caso do indígena Feliciano Soares, 78 anos, essa situação análoga aconteceu, mas felizmente chegou ao fim, nessa segunda-feira (14.8), em Antônio João, município em que reside, com a entrega do seu RG, por meio da ação do Comitê Gestor Estadual para Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Acesso à Documentação Básica (CEESRAD/MS).

O avô de 18 netos conta que por muito tempo teve seu acesso a direitos básicos prejudicados pela falta de documentos, e que se sentia invisível em muitas situações. “Foi difícil pra marcar consulta, arrumar um trabalho e outras coisas. A gente dava um jeito, mas se tivesse o documento seria mais fácil”, relata ao receber a primeira via de seu documento e dizer que agora espera não passar por dificuldades iguais às anteriores.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), a entrega dos documentos aconteceu no auditório da Prefeitura de Antônio João, e contou com a presença da secretária da pasta, Elisa Cleia Nobre, e também do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa.

“Essa ação valoriza quem precisa e tira do anonimato muitos cidadãos brasileiros que agora terão mais facilidade no acesso aos seus direitos”, disse a secretária da Sedhast em sintonia com a fala do secretário da Sejusp, que reafirmou a importância do ato destacando a mobilização do Governo do Estado e os membros do Ceesrad, com presença efetiva em Antônio João.

Cintia Romero, 17 anos, com o documento em mãos poderá procurar o primeiro emprego.

Além da festa, com apresentações culturais, a estudante Cintia Romero, 17 anos, disse também ter ficado muito feliz com o recebimento de seu documento. “Agora vou poder procurar meu primeiro emprego com mais tranquilidade. Tenho meu documento”, disse, revelando ainda seu desejo de no futuro ser uma delegada de polícia.

Vivendo com os pais e mais dois irmãos, a jovem aluna do segundo ano do ensino médio, contou também que não saberia por quanto tempo mais ficaria sem o documento, caso não tivesse participado do mutirão. “Às vezes é difícil correr atrás de documentos. O mutirão me ajudou e não sei quando tiraria se não fosse por aqui”, finaliza.

No total 279 documentos foram entregues para indígenas de Antônio João, Caarapó, Bela Vista e Ponta Porã. Outros municípios de MS ainda serão contempladas dentro das ações do Ceesrad ainda neste ano.

Secretário da Sejusp, José Carlos Barbosa; prefeita de Antônio João, Marcia Marques; e secretária da Sedhast, Elisa Cleia Nobre.

A prefeita de Antônio, Marcia Marques, também participou da cerimônia de entrega, juntamente com representantes do legislativo municipal, Defensoria Pública, Polícia Militar, Civil, e técnicos do Governo do Estado.

CEESRAD

Vinculado à Sedhast, o comitê é composto por parceiros como a Defensoria Pública Estadual (DPE), Tribunal de Justiça/Corregedoria de Justiça, Receita Federal, Secretaria de Estado de Educação (SED), Secretaria de Estado de Saúde (SES), Fundação do Trabalho de MS (Funtrab), Assembleia Legislativa, Coordenadoria da Mulher, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal (CEF), Comando Militar do Oeste (CMO), Associação dos Cartorários e Registradores de MS (Anoreg), Marinha do Brasil, Polícia Militar Ambiental (PMA), Subsecretaria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial e Cidadania (Subpirc), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Fundação Nacional do Índio (Funai), Ministério Público Estadual (MPE), Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) e Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

Portal do MS /PH

Festa da cidadania, Indígenas, Recebem documentos, Saem do anonimato,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens