Quarta-Feira 24/04/2024 20:39

Polícia prendeu 13 traficantes em operação, mas 6 continuam foragidos

Estado - Ações Policiais - Tráfico de drogas

Foto: Divulgação/PF

A operação Bandeirante, desencadeada pela PF (Polícia Federal) na manhã desta quinta-feira (17), em Mato Grosso do Sul e São Paulo, prendeu 13 suspeitos de integrarem uma organização criminosa responsável por tráfico internacional de drogas, entre eles, dois que seriam chefes da quadrilha. Outras seis pessoas continuam foragidas e devem ser inseridas na lista da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal).

Dos 19 mandados de prisão temporária, nove foram cumpridos em Corumbá, dois em Campo Grande e outros dois em São Paulo. Também houve o cumprimento de dois mandados de condução coercitiva, que é quando os suspeitos são levados para depor na delegacia. A Polícia Federal não divulgou a identificação de nenhum dos envolvidos.

Entre os seis que ainda estão foragidos, dois são de Corumbá, um de Campo Grande e outro de São Paulo, além de um casal de bolivianos. Os nomes dos fugitivos também não foi revelado pelos policiais.

“Vai ser pedida a inserção desses indivíduos na Interpol com a possibilidade do mandado ser cumprido na Bolívia e atuando em conjunto com a Polícia Boliviana buscar encontrar esses indivíduos numa cooperação internacional efetiva, como já tem acontecido em outros casos, seja com a Bolívia ou com o Paraguai”, afirmou o delegado Cleo Mazzotti, titular da Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado em Mato Grosso do Sul.

Ostentação - Além das prisões, na operação, as empresas Estacionamento Lusitano, Oficina Gran Prix e Mero Mecânica tiveram as atividades suspensas. De acordo com a PF (Polícia Federal), apesar de ostentar riqueza, os integrantes não tinham emprego ou atividade lícita que justificasse o padrão de vida. Uma das oficinas não apresentava atividade contínua ou funcionários regulares, auxiliando na confecção de esconderijos e compartimentos em veículos que transportariam as drogas.

A investigação aponta ainda que eram recrutados familiares e até um menor de idade no esquema. Resistente, a organização criminosa prosseguia com o tráfico mesmo após prisões e apreensões milionárias de carga de cocaína. Como numa empresa, as tarefas eram subdivididas, com recrutamento de membros e recursos para enviar novos carregamentos.

“Derrubamos duas cargas significativas de cocaína dessa organização criminosa e ainda assim ela se reformulou, conseguiu levantar recursos e fez mais uma remessa de drogas, mas conseguimos fazer a apreensão de mais 171 quilos de cocaína no dia 18 de maio na cidade de Três Lagoas. Outra vez ela se reformulou e conseguiu fazer uma remessa para São Paulo e, desta vez, não conseguimos interceptar, porém, acompanhamos o alvo e, quando ele estava voltando com o dinheiro, 25 mil dólares, para a região de fronteira, na cidade de Puerto Suárez, conseguimos detê-lo por evasão de divisas na forma tentada, porém sabemos que era dinheiro da associação criminosa voltada ao tráfico de drogas”, esclareceu o delegado.

Os alvos da operação tratavam desde as negociações com fornecedores bolivianos de cocaína, logística de pagamentos e internalização da droga no território brasileiro, até o armazenamento, ocultação em compartimentos de veículos e transporte, especialmente para São Paulo. O transporte era por vias vicinais.

Durante os seis meses de investigação, a PF apreendeu três cargas de cocaína, que totalizaram 354 quilos, R$ 921 mil em veículos e embarcações, além de 25 mil dólares e quatro armas - sendo dois revólveres calibre 38, uma arma com luneta e outra de pressão.

O nome bandeirante faz referência a um dos veículos utilitários usados pela organização criminosa para cruzar o Pantanal, na tentativa de driblar a fiscalização. Neste modelo de veículo estava a primeira carga apreendida.

Campo Grande News /PH

Polícia, prendeu 13 traficantes, Operação Bandeirante, 6 Foragidos,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens