Terça-Feira 23/04/2024 08:22

EUA: medo da Coreia do Norte aumenta busca por abrigos nucleares

Mundo - Tecnologia - Segurança na Costa Oeste

Foto: Atlas Survival Shelters/Facebook

O aumento da tensão com a Coreia do Norte fez crescer o interesse pelos abrigos nucleares subterrâneos e em reforçar os protocolos de segurança na costa oeste dos Estados Unidos, a mais próxima do alcance do mísseis de Pyongyang.

A preocupação dos americanos com um possível ataque com armas atômicas é cada vez maior, ainda que o regime norte-coreano tenha adiando os teste contra a ilha de Guam, um território dos EUA no Pacífico.

Nas últimas semanas, os pedidos para a construção refúgios subterrâneos  se multiplicaram e o interesse por seu produto atraiu dezenas de pessoas até as instalações da fábrica da empresa Atlas Survival Shelters na cidade de Montebello.

“Vivemos em uma nova era, e já não estamos na Guerra Fria com os russos, estamos em uma guerra quente com a Coreia do Norte. Será uma guerra nuclear ou nada”, disse à Ron Hubbard, proprietário da construtora.

Entre os compradores, há quem esteja disposto a gastar mais de 10 mil dólares (31.460 reais) para ter um local seguro, com comida, água potável e oxigênio.

“Queremos ter detalhes sobre os preços e onde podem ser instalados”, afirmou María Hernández, uma guatemalteca que vive na Califórnia.

O empresário diz que os abrigos devem estar localizados a seis metros de profundidade do solo: “Isto dará a máxima proteção, pode proteger da explosão (nuclear), da radiação gama e da chuva radioativa”.

Os refúgios não são a única opção com a qual os habitantes da costa oeste contam para enfrentar um possível ataque nuclear.

Outras opções

A cidade de Ventura, no sul da Califórnia, elaborou um plano de quase 300 páginas sobre como agir se uma bomba explodir no centro de Los Angeles e como proceder em situação de emergência.

Em um vídeo publicado nas redes sociais e no YouTube, Robert Levin, funcionário de saúde pública do condado, dá conselhos aos moradores da região.

“Estar educado pode fazer uma grande diferença em um evento nuclear e salvar centenas de milhares de vidas”, afirma Levin.

O plano de Ventura começou a ser implementado em 2013, justamente quando o negócio de Hubbard começou a se expandir.

“Quando o Estado Islâmico apareceu, há três ou quatro anos, as pessoas levaram a ameaça mais a sério. Elas se deram conta de que, se os terroristas tiverem acesso a uma bomba suja ou uma bomba nuclear, podem usá-la contra os EUA. Então o negócio se tornou mais estável”, comentou o empresário.

O diretor do Escritório de Serviços de Emergência do governador da Califórnia, Mark Ghilarducci, considerou que o estado está mais avançado que outros na gestão de emergências, entre elas um ataque nuclear.

No entanto, líderes de cidades como San Francisco estão discutindo como abordar a ameaça de um ataque, segundo seu encarregado de emergências, Michael Dayton, ao jornal “San Francisco Chronicle”.

Tanto Hubbard como os funcionários do estado concordam que os refúgios e os planos de emergência dão uma sensação de segurança às pessoas: “Dão paz mental”.

A Atlas Survival Shelters soube capitalizar a sensação de insegurança.  Em 2011, a empresa tinha cinco empregados; hoje, conta com 20 pessoas construindo abrigos subterrâneos.

Agora, mais funcionários estão sendo contratados para a fábrica que será inaugurada no próximo mês no estado do Texas, e no futuro o plano é abrir uma unidade em Monterrey, no México.

Dependendo do preço, o abrigo pode ter ducha, vaso sanitário, seis camas, cozinha e espaço para armazenar comida e água para 28 dias.

Enquanto todos esperam que a tensão entre os dois países não provoque um ataque nuclear, Hubbard insiste que a alta procura por refúgios continuará, pois também são seguros em casos de terremoto, tornado e outros desastres naturais.

“É como ter um seguro de carro”, comparou.

Veja /PH

EUA, Medo da Coreia do norte, aumenta busca, Abrigos nucleares,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,059
Euro 5,481
Franco suíço 5,609
Yuan 0,699
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens