Sexta-Feira 19/04/2024 00:31

Bombeiros vão procurar irmãos que sumiram após abordagem do DOF

Ações Policiais - Buscas e Investigação

Foto: Leo Veras/Porã News

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal de Ponta Porã, a 323 km de Campo Grande, vão iniciar amanhã (23) as buscas aos irmãos Rodney Campos dos Santos, 27, e Edney Bruno Ortiz Amorim, 20. A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira, durante audiência pública na Câmara de Vereadores. As buscas, que devem contar com apoio do Exército, vão ocorrer 11 dias após o desaparecimento.

Os irmãos desapareceram após serem abordados por quatro policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), por volta de meio-dia do dia 12 deste mês, em um posto de combustíveis na saída para o município de Antônio João. Imagens gravadas pela câmera de segurança do posto mostram os dois saindo conduzidos pelos policiais.

“Queremos esses meninos vivos ou mortos”, protestaram familiares dos desaparecidos. “Se fosse seu filho, o senhor faria a mesma coisa”, afirmou um dos presentes se dirigindo ao coronel da Polícia Militar Givaldo Mendes de Oliveira, que representou o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa.

Givaldo foi vaiado ao defender o DOF e garantiu que o caso está sendo investigado e que se os policiais forem culpados serão punidos. “É de interesse do governador e do secretário dar uma resposta para a sociedade e resolver logo esse caso”.

O DOF foi duramente criticado pelos manifestantes. “Será que voltou a ser um grupo de extermínio”, questionou um parente dos irmãos, ao discursar durante a audiência. Nos anos 90, o DOF chegou a ser denunciado por entidades internacionais de direitos humanos, mas as denúncias nunca foram comprovadas.

Buscas – O grupo de buscas foi criado após iniciativa do secretário municipal de Segurança Pública, Marcelino Nunes. “Vamos procurar até encontrar esses meninos, vivos ou mortos”, prometeu.

O Corpo de Bombeiros foi criticado pelos familiares por se negar a fazer as buscas. No fim de semana, amigos e parentes procuraram os irmãos na região do distrito de Nova Itamarati, mas não localizaram nenhuma pista.

Claudiney da Silva Quintana, tenente-coronel e comandante do 4º Grupamento dos Bombeiros, negou que a corporação tenha se recusado a fazer as buscas. “A informação que tínhamos era que estavam desaparecidos. Não podemos trabalhar em cima de boatos. Não tem denúncia de desaparecimento registrada no Corpo de Bombeiros, mas as equipes estão prontas para atender”, afirmou.

OAB – O presidente local da Ordem dos Advogados do Brasil, Luiz Rene Gonçalves do Amaral, disse que a entidade já está acompanhando as investigações e prometeu levar o caso ao conhecimento da OAB nacional. “Ponta Porã é cidade sem estado, a segurança está abandonada”, afirmou.

A promotora de Justiça Clarrisa Carlotto Torres garantiu que o Ministério Público já acompanha as investigações e que o caso não vai ficar impune.

Cobrada por manifestantes, ela pediu calma e disse que não é hora de dar detalhes sobre a investigação. “Não vou falar mal da polícia, nem do DOF, os senhores estão aqui para desabafar, temos um problema muito maior para discutir que é a segurança pública. A polícia está nas ruas nos protegendo”.

Campo Grande News /PH

Bombeiros, Vão procurar irmãos, Sumiram após abordagem, DOF,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens