Sexta-Feira 26/04/2024 04:32

Convênio federal garante internet gratuita para moradores do município de Bataguassu

Desenvolvimento - Gestão

Foto: Subcom 

Com foco em melhorar a qualidade de vida da população, os projetos aprovados por meio do Sistema de Convênios (Siconv), do Ministério do Planejamento, tem feito a diferença na realidade de muitos municípios. Esse é o caso de Bataguassu, cidade que fica localizada a aproximadamente 335 quilômetros de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. Por lá, os moradores contam com internet gratuita em praças públicas. O projeto é uma ação da Prefeitura e Ministério das Comunicações, por meio de Emenda Parlamentar do, então deputado federal e agora governador do Estado, Reinaldo Azambuja.

Vendedora Rosa Maria diz que internet é comodidade para os moradores.

Ao todo a população conta com 19 pontos de acesso à internet, sendo três de uso gratuito concentrados nas praças Jan Antonin Bata (praça do Peixe), Manoel Cecílio de Lima (praça da Roda) e dos Trabalhadores (praça da Igreja do bairro São Francisco). A facilidade já virou rotina na vida dos moradores que sempre que podem dão uma passada nas praças para enviar mensagens, conferir e-mails e acessar a World Wide Web, popularmente conhecida como rede mundial de computadores (internet).

A vendedora Rosa Moreira, de 39 aos, disse que sempre usa a internet quando passa pelas praças e que é uma comodidade a mais para todos. “Eu me mudei há dois anos para Bataguassu, ou seja, bem quando inaugurou essa internet gratuita. Quando a gente passa já conecta automaticamente. Dá para mandar mensagem, ver o Facebook e outras coisas. Muitas vezes me ajuda bastante, porque é uma maneira da gente estar conectado com as pessoas. A prefeitura de Bataguassu foi muito feliz nesse projeto. Acredito que todas as cidades deveriam disponibilizar esse serviço aos moradores”, declara.

Venilson mora perto da praça e sempre usa a internet gratuita.

Para o estudante, Venilson de Oliveira, 20 anos, que mora próximo à praça do Peixe, a praça já se tornou uma extensão de casa. “Moro ao lado e venho direto aqui. Foi uma ótima ideia do prefeito Caravina instalar esse serviço. Quando tem muita gente conectado à internet fica lenta, mas nos demais dias, ou seja, praticamente sempre, ela funciona muito bem. Além disso, dá para gente economizar um dinheirinho do wifi, né? Venho sempre mandar mensagens e aprovo o projeto”, afirma.

O uso da extensão da internet disponibilizado pelo projeto ainda interliga os órgãos e serviços públicos, como secretarias municipais, fundações e outros.De acordo com o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina, o projeto foi executado a um custo total de R$ 207.258 mil, e saiu do Ministério com objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. “Esse cadastramento de projetos no Siconv proporcionou ao município a oportunidade de oferecer melhoria na qualidade de vida dos nossos moradores. Com a atual situação financeira dos entes públicos, não sobra dinheiro para isso. Então, essa é a importância de trazer recursos que não estão previstos no orçamento, como o dinheiro novo disponibilizado pela União, por meio dos projetos via Siconv”, explica.A estudante Rita de Cássia, 22 anos, acredita que a internet pública poderia ser expandida para mais cidades do Estado. “Eu uso a internet. Pego ônibus aqui na praça para ir para a Faculdade. Na maioria das vezes é boa, só da problema quando tem muita gente ou quando chove. Mas eu posso dizer que é uma mão na roda para nós que moramos aqui. A gente ter a oportunidade de ter uma internet de graça, ainda mais agora que praticamente todo mundo tem celular, é muito bom”, diz.

Governo dissemina capacitação do sistema Siconv

Curso capacita gestores para atrair recursos federais e aumentar entregas à população.

Com o objetivo de auxiliar os municípios na busca de mais recursos públicos para melhorar a qualidade de vida da população sul-mato-grossense, o Governo de MS está oferecendo, de forma gratuita, o curso de gestão da Rede Siconv aos 79 municípios. A ação faz parte de um convênio firmado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), em parceria com a Associação dos Municípios de MS (Assomasul), Ministério do Planejamento e Sebrae,.

O curso para operacionalizar o sistema de convênios já alcançou gestores de 49 municípios, ou seja, 62% de um total de 79 municípios. A próxima rodada será realizada em Aquidauana, nos dias 24 e 25 de outubro, com a participação de gestores de Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Terenos, Rochedo, Corumbá, Ladário, Bodoquena e Miranda.

Portal do MS /PH

Convênio Federal, Garante internet gratuita, Moradores de Bataguassu,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens