Sexta-Feira 26/04/2024 11:13

Reinaldo Azambuja destaca sentimento ambiental do pantaneiro e anuncia energia elétrica na região

Desenvolvimento - Gestão Pública

Foto: Chico Ribeiro

 O governador Reinaldo Azambuja parabenizou os produtores rurais pantaneiros pelos avanços tecnológicos da pecuária dentro do bioma, em harmonia com a sustentabilidade dos seus recursos naturais, por mais de 200 anos, e anunciou para os próximos dias a apresentação do plano de implantação da rede de energia elétrica na região, que está sendo definido pelo Governo do Estado e a empresa Energisa.

Reinaldo Azambuja participou da abertura da Feira Agropecuária do Pantanal (Feapan), na noite dessa quarta-feira (20.9), e garantiu que a planície será integrada por uma rede de energia elétrica e também por energia fotovoltaica, esta prevista em regiões de difícil acesso para implantação de linhões. “O estudo está praticamente finalizado e nosso governo está empenhado em atender esta antiga demanda dos pantaneiros”, disse.

A chegada da energia ao Pantanal, segundo o governador, é uma das alternativas viáveis que o Governo do Estado tem buscado para melhorar a rentabilidade da pecuária com o desenvolvimento sustentável do ecossistema. Ele citou ainda os investimentos do Estado em infraestrutura, com a implantação de estradas que vão tirar o pantaneiro do isolamento, além de melhorar a produção e a rentabilidade do agronegócio.

Envolver o MP nas discussões

“Com as várias frentes de obras, estamos interligando os pantanais do Paiaguás e da Nhecolândia, fato impensável no passado pelas dificuldades peculiaridades da região”, comentou Reinaldo Azambuja, que, pouco antes de participar da abertura da Feapan, autorizou, em ato em comemoração aos 239 anos de Corumbá, o processo licitatório de 40 quilômetros da estrada MS-228, que beneficia as duas regiões.

O governador destacou os índices econômicos divulgados pelo Jornal Valor Econômico, segundo os quais Mato Grosso do Sul é um dos cinco estados mais competitivos do País, para reafirmar o compromisso do seu governo com o setor produtivo rural, um dos esteios da economia regional. “Temos grandes desafios e um deles é a logística, e aqui no Pantanal não é diferente. Por isso, estamos abrindo estradas e trazendo a energia”, pontuou.

Reinaldo Azambuja disse que em outubro volta a discutir com o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, a Carta Caiman, assinada no ano passado no Refúgio Caiman, em Miranda, para definir ações integradas principalmente quanto à legislação ambiental. Ele considerou “um grande ganho” ao Pantanal a discussão de novas alternativas de desenvolvimento sustentável com a participação do Ministério Público, governo e setor produtivo.

Acesso mudará a pecuária

A abertura da Feapan, que reúne a força do agronegócio pantaneiro, foi prestigiada por um grande número de produtores e contou com a presença dos prefeitos de Corumbá (Ruiter Cunha) e Ladário (Carlos Ruso). Também participaram os deputados estaduais Rinaldo Modesto, Felipe Orro e Beto Pereira e os secretários de Estado Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) e Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento, Produção e Agricultura Familiar).

O presidente do Sindicato Rural de Corumbá, que promove a feira com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura, Luciano Leite, agradeceu a palavra empenada pelo governador em atender às demandas do produtor pantaneiro, as quais, conforme disse, estão se tornando realidade. “As estradas de penetração que estão sendo feitas pelo governo vão mudar a nossa pecuária, permitindo que o produtor tire gado gordo sem dificuldades”, frisou.

A Feapan segue até domingo, no Parque de Exposição Belmiro Maciel de Barros. Nesta quinta-feira (21.9), será realizado o primeiro leilão, reunindo cerca de mil animais de cria, recria e engorda. Amanhã, haverá leilão de 200 touros, e no sábado, de 40 cavalos pantaneiros. Todos os dias haverá shows gratuitos, palestras, cursos e provas do laço comprido. O Sindicato Rural estima uma comercialização de animais e insumos agrícolas acima de R$ 30 milhões. Veja mais fotos.

Portal do MS /PH

Reinaldo Azambuja, Gestão Pública, Meio Ambiente, Desenvolvimento,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens