Sexta-Feira 26/04/2024 07:53

Moro compara corruptos com Dom Corleone, de ‘O Poderoso Chefão’

Brasil - Ponto de Vista - Exemplificando a Corrupção

Foto: Fábio Mattos/Divulgação

Um pai desesperado entra no escritório de Dom Vito Corleone, chefe da máfia italiana em Nova York, e pede ajuda para vingar a filha com a morte de seus agressores. Corleone, afagando um gato no colo, responde que não pode matá-los porque ela ainda está viva e isso “não seria justiça”, mas promete que dará uma “lição” aos criminosos. Em troca da vingança, o pai oferece dinheiro a Corleone, que se sente ofendido e responde: “Um dia, e esse dia pode nunca chegar, eu vou pedir um favor a você. Até lá, aceita essa justiça como um presente”.

A cena clássica de O Poderoso Chefão, filme de 1972 dirigido por Francis Ford Coppola baseado no livro de Mario Puzo, foi usada como exemplo de corrupção pelo juiz Sérgio Moro, que julga os casos da operação Lava Jato em Curitiba, durante palestra do X Congresso Anual da ABDE (Associação Brasileira de Direito e Economia), realizada em Porto Alegre, na Unisinos, na manhã desta quinta-feira.

“É mais ou menos o que se verificou em vários desses casos de corrupção (que julgou na Lava Jato). Em casos envolvendo corrupção sistêmica pode ser muito difícil identificar, porque talvez não exista, uma contrapartida específica que o agente público oferece ou realiza em troca de uma vantagem financeira. Normalmente, o que se vende é uma influência a ser usada quando as oportunidades surgirem”, disse Moro durante a palestra, após citar a clássica cena interpretada pelo ator Marlon Brando.

Moro argumentou que nem sempre é preciso identificar a vantagem recebida para caracterizar um crime de corrupção. A vantagem pode ser “simbólica”, como no caso de propinas pagas para manter “bom relacionamento” entre políticos e empresas, por exemplo. Segundo o juiz, já existe jurisprudência para condenação mesmo quando não se identifica o motivo da propina, uma vez que se caracteriza por abuso de poder.

Prisão após condenação em segunda instância

Moro também voltou a afirmar que defende a prisão de condenados após julgamento em segunda instância mesmo com recursos da sentença ao Supremo Tribunal Federal (STF) ou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). “É extremamente importante. É a reforma processual relevante, que faz a diferença (no combate à corrupção)”, elogiou o juiz sobre a decisão do STF, de 2016.

“O STF, ao meu ver, com a percepção de que era esse quadro de impunidade (recorrer em liberdade) era um dos fatores que aprofundava a corrupção, passou a entender que depois de uma condenação criminal em segunda instância poderia seguir a execução da condenação independentemente de recursos a cortes superiores e que isso não feria a presunção de inocência”, completou Moro.

A prisão após julgamento em segunda instância, defendida por Moro, pode ocorrer com o ex-presidente Lula, que foi condenado pelo juiz a nove anos e meio de prisão. O recurso de Lula no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) deve ser julgado até agosto de 2018. Segundo o desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, presidente do TRF-4, a análise do recurso de Lula será “desapaixonada”.

Veja /PH

Sergio Moro, Compara corruptos, Dom Corleone, O Poderoso Chefão,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens