Sábado 20/04/2024 07:10

Pesquisa estuda produção de energia alternativa no Estado

Estado - Pesquisa - Desenvolvimento da Ciência

Foto: Divulgação Uems

As fontes de energia tradicionais, como as baseadas em petróleo, carvão e gás natural, são efetivas para o progresso econômico, mas prejudiciais para o meio ambiente. Essa contradição desperta nos pesquisadores ao redor do mundo a necessidade de estudar novas fontes de energia que sejam sustentáveis.

Nos últimos anos, os estudos publicados têm produzido uma onda de propostas que visam à utilização dos recursos naturais no desenvolvimento de vários campos da ciência.

Entre as fontes renováveis de energia, a solar se destaca devido aos recentes trabalhos que buscam melhor eficiência de células solares. Esta tecnologia se mostra adequada principalmente para regiões onde a incidência da luz solar é mais intensa.

O Brasil tem uma posição geográfica privilegiada para utilização de dispositivos fotovoltaicos, que são utilizados para converter a energia da luz do sol em energia elétrica. Mato Grosso do Sul está entre os estados brasileiros que recebe boa incidência de luz solar, devido a sua geografia e atmosfera limpa.

Em Dourados, o professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Junior Reis Silva, coordena a implantação do primeiro laboratório de síntese de materiais vítreos da instituição. “A ideia é não só adquirir os primeiros equipamentos necessários para produção desse tipo de material, como produzir vidros conversores de energia capazes de aumentar a eficiência da célula solar a base de Silício na produção de energia elétrica”, explica.

O potencial das fontes de energia renovável é enorme, principalmente do ponto de vista ambiental. “Uma das questões para o uso desses recursos naturais como fonte de energia é seu alto custo para produção, o que tem baixado substancialmente com o aumento das pesquisas nessa área”, ressalta Silva.

Novos trabalhos têm sido desenvolvidos, buscando o aumento da eficiência dos dispositivos fotovoltaicos e produções de mais baixo custo. “Os vidros co-dopados com íons terras-raras e metais de transição têm despertado o interesse por se mostrarem candidatos promissores para atingir estes dois objetivos. Esses vidros, quando acoplados com as células solares, podem aumentar significativamente a absorção da luz do Sol, e assim, a conversão de luz em eletricidade”, explica Silva.

A proposta de sistemas sofisticados que podem funcionar mesmo durante certo tempo na ausência de luz solar, tem chamado a atenção para aplicações com estes vidros especiais. As pesquisas em vidros especiais conversores de energia para células solares são promissoras e importantes para avanços tecnológicos que consideram o desenvolvimento sustentável, com ausência de danos ao meio ambiente.

Os resultados alcançados deverão ser divulgados em forma de publicações científicas em revistas indexadas da área e também será apresentado o pedido de patente. O projeto é desenvolvido com recursos financeiros do Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Midiamax

Produção de Energia

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens