Sábado 20/04/2024 12:18

ABIH diz que a incidência de ISS sobre preço total das diárias é inconstitucional

Brasil - Geral - Ação Direta de Inconstitucionalidade

Foto: Divulgação 

Ação da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), ajuizada no Supremo Tribunal Federal (STF), questiona a incidência do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) sobre preço total das hospedagens. A cobrança está prevista no item 9.01 da lista anexa à Lei Complementar 116/2003, que trata do imposto de competência dos Municípios.

Na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5764), a ABIH argumenta que o ISS não pode incidir sobre a totalidade das receitas advindas das diárias pagas pelos hóspedes, mas apenas sobre a parcela referente aos serviços prestados. Assim, exclui a parcela relativa à locação do imóvel da unidade habitacional propriamente dita, sob pena de se violar o conceito constitucional de serviço, e, em consequência o próprio artigo 156, inciso III, da Constituição Federal.

A entidade chegou a pediu a concessão de liminar para suspender a incidência de ISS sobre a hospedagem, mas o relator da ação, ministro Marco Aurélio, aplicou ao processo o rito abreviado previsto no artigo 12 da Lei 9.868/1999 das ADIs. Com isso, o Plenário do STF poderá julgar a ação diretamente no mérito, sem prévia análise do pedido de liminar.

Pref. Maceió (AL)Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), ABIH confunde alguns conceitos no texto da ADI, como de contrato de hospedagem e contrato de locação, que são documentos distintos. A entidade esclarece que o primeiro é um contrato de prestação de serviço e o segundo é um contrato de locação em que não se configura uma prestação de serviços, mas uma concessão. E esse último possui legislação específica que o regulamenta.

Potencial
Quanto à base de cálculo, a área de Finanças de entidade lembra o que o Superior Tribunal de Justiça já decidiu: “todas as parcelas que integram o preço do serviço de hotelaria compõem a base de cálculo do ISS. Logo, não há espaço jurídico para se propor a do imposto relativo à hospedagem, uma vez que está expressamente mencionada na lista de serviços anexa da lei. A entidade municipalista entende a ação como uma forma de obstruir a cobrança do ISS sobre os serviços de hospedagem, uma vez que representa porcentual significativo no montante arrecadado pelo imposto, principalmente no Municípios com potencial turísticos”.

A Confederação analisa a proposta e tem verificado a possibilidade de ingressar como amicus curiae na ação. A entidade salienta ainda embargo de declaração no recurso especial 885.014/RS, expedido pela relatora ministra, Eliana Calmon, da Segunda Turma, que confirmou a cobrança do imposto sobre os serviços de hotelaria prestados. A decisão foi baseada na Súmula 83/STJ.

Portal CNM /PH

Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Direta de Inconstitucionalidade,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens