Sexta-Feira 19/04/2024 07:48

É hora de acabar com o dinheiro

Brasil - Ponto de Vista - Ensaio

Sem o papel moeda não extinguiríamos a corrupção, mas reduziríamos as chances de um ladrão fazer o seu furto

(Foto: Revista IstoÉ)

Há uma frase que diz que o dinheiro ajudar a girar o mundo. Não deixa de ser verdade. Mas as verdinhas são fundamentais também para movimentar a roda da corrupção. Como acabar com isso? A solução para o nosso drama, eu vou dar. Era bem óbvio, era só pensar um pouco. A solução é acabar com o dinheiro. Simples assim. Sem o papel moeda, seríamos poupados das imagens quase pornográficas de malas com R$ 51 milhões em um apartamento que seria usado pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima, em Salvador. Não veríamos também o assessor especial da presidência da República, Rodrigo Rocha Loures, correndo com uma valise recheada com R$ 500 mil pelas calçadas de São Paulo.

Não se trata de piada de salão. O fim do dinheiro não acabaria com a corrupção. Mas, sem o papel moeda, ficaria mais difícil movimentar grandes somas de dinheiro sem deixar rastros. Não estou defendendo a adoção de moedas digitais, como o Bitcoin. Afinal, essas moedas são acusadas de ajudarem a acobertar crimes ao permitir transferências anônimas (antes que me apedrejem, não estou sustentando que as criptomoedas devem ser banidas da face da Terra). Não estou também menosprezando a capacidade de hackers criarem artimanhas para fazer circular dinheiro fruto de corrupção. Há ainda questões sérias que devem ser debatidas, principalmente em relação à privacidade dos consumidores.

Mas a minha proposta não é uma utopia. Há países em que o papel moeda já quase não circula. É o caso da Suécia. Por lá, os fiéis pagam o dízimo por mensagem de texto e vendedores ambulantes têm máquinas de cartão de crédito sem fio. Em 2015, por exemplo, as cédulas e moedas representavam apenas 2% da economia sueca. Para efeito de comparação, nos EUA era 7% e na zona do Euro, 10%. Apenas um quinto de todos os pagamentos foi feito em dinheiro no País. Em mais da metade das agências dos maiores bancos da Suécia não há nenhum dinheiro em estoque e não são aceitos depósitos em dinheiro.

Do ponto de vista tecnológico, não há empecilhos técnicos para acabar com o dinheiro. As tecnologias disponíveis já garantem a movimentação de grandes somas de recursos, com relativa segurança. Elas, inclusive, já são as preferidas dos consumidores, inclusive no Brasil. Um estudo da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostrou que as transações bancárias por celulares já são as mais populares no mercado brasileiro. Em 2017, elas representaram 34% do total. Em segundo lugar, está o internet banking, com uma fatia de 23%. Os terminais de autoatedimento e os pontos de venda do comércio vêm a seguir, com 15% e 10%, respectivamente.

Soma-se a esses fatores o fato de o Brasil ter 242 milhões de assinantes da telefonia celular, mais de um aparelho por habitante. É claro que essa é uma média estatística. Há pessoas que não tem ainda um único aparelho. E, mesmo entre aqueles que são assinantes da telefonia móvel, o celular pode ser tão simples que só serve para falar – os chamados “burrofones”. Mas com algum investimento e muita vontade política seria possível deixar todos os brasileiros com smartphones e cartões de crédito e débito para realizar transações eletrônicas.

Há um antigo ditado que diz que a ocasião faz o ladrão. O escritor Machado de Assis (1839-1908) adaptou, com muita precisão, esse dito: “a ocasião faz o furto; o ladrão já nasce feito.” Acabar com o dinheiro pode não ser suficiente para extinguir a corrupção. Mas, com certeza, reduzirá as ocasiões para o furto ocorrer.

IstoéDinheiro

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens