Quinta-Feira 28/03/2024 07:38

Adolescentes da Unei Tuiuiú ingressam no mercado de trabalho em Campo Grande

Educação - Emprego

Foto: Nathya Ayala Sant´Ana

Com objetivo de capacitar os adolescentes que cumprem medida socioeducativa e inseri-los no mercado de trabalho, a Superintendência de Assistência Socioeducativa (SAS) firmou uma parceria com Poder Judiciário e a Empresa Noroeste Distribuidora de Auto Peças. A Unidade Educacional de Semiliberdade Tuiuiú em Campo Grande, que conta atualmente com nove adolescentes é a primeira que está sendo atendida.

A empresa do ramo de distribuição de autopeças com sede em São José do Rio Preto (SP) e com três filiais em Mato Grosso do Sul se interessou pelo programa socioeducativo e ofertou duas vagas para o cargo de office boy.  Segundo o gerente de vendas da Empresa Noroeste Distribuidora de Auto Peças, Fábio Rodrigues de Oliveira, a empresa sempre procurou desenvolver ações voltadas para a responsabilidade social, com atuação responsável e ética em todas as frentes, e com os adolescentes em cumprimento à Medida Socioeducativa não foi diferente.

“A nossa contribuição é atuar no processo de formação desses meninos, inserindo eles no mundo corporativo e os auxiliando no projeto de reconstrução de suas vidas. A empresa já desenvolve esse projeto de inserção socioeducativa em outros estados brasileiros e, assim, como aqui em Campo Grande e em outras cidades temos conquistado o sucesso”, pontuou o gerente.

Para o superintende de Assistência Socioeducativa, Celso Almeida de Oliveira, a inserção do adolescente em cumprimento à medida socioeducativa no mercado de trabalho contribui significativamente com a ressocialização. “Hoje vivemos um momento delicado no cenário socioeconômico do nosso país e medidas empresariais como essas são importantes para que nossos adolescentes tenham a autoestima elevada e acreditem que podem sim serem inseridos no mercado de trabalho”, enfatizou o superintendente.

O diretor da Unidade Educacional de Semiliberdade Masculina Tuiuiú, Arilson Dávila Conceição, falou sobre a satisfação profissional em subsidiar meios para que os adolescentes consigam ingressar no mercado de trabalho. “Neste primeiro momento dois adolescentes foram encaminhados, mas queremos fazer a inclusão de todos. Assim como a Empresa Noroeste privilegiou o setor socioeducativo eu tenho certeza que outras empresas irão se sensibilizar socialmente com o nosso programa de inclusão laboral”, pontuou o diretor.

Segundo o juiz da Vara da Infância e Juventude de Campo Grande, Mauro Nering Karloh, no regime de semiliberdade, a escolarização e a profissionalização do adolescente são obrigatórias, conforme previsão legal disposta no artigo 120 do Estatuto da Criança e do Adolescente, por isso, a utilização dos recursos disponíveis na comunidade, como programas de inserção do jovem ao mercado de trabalho, contribui para o alcance da finalidade socioeducativa. 

“A medida aplicada ao adolescente infrator, apesar de também ter caráter retributivo e punitivo, tem como principal finalidade a socioeducação do jovem. Portanto, o trabalho tem função primordial para o alcance deste objetivo, uma vez que além de evitar a ociosidade e contribuir para o sustento do adolescente e de sua família, facilita o seu retorno à sociedade quando deixa a unidade educacional, desestimulando a reincidência”, disse o juiz.

Para J.M. de 17 anos, que foi o primeiro adolescente a passar por treinamento e ser contratado pela empresa, tudo aconteceu muito rápido. “Eu estava cumprindo a Medida Socioeducativa há quatro meses e estudando. Depois passei a cumprir a Medida Socioeducativa, a estudar e a trabalhar. E hoje, trabalho, estudo e fui beneficiado com a minha liberdade. Tenho carteira assinada e salário no fim do mês. Estou feliz, pois conto com amigos verdadeiros aqui no meu local de trabalho”, comemorou o adolescente.

O jovem B.H., 17 anos, que desde o mês de maio deste ano está em cumprimento a Medida Socioeducativa de semiliberdade, a oportunidade veio em boa hora. “Precisava ganhar dinheiro e eu trabalhando tenho como comprar as minhas coisas e ainda ajudar a minha família. Não posso perder esta oportunidade. Ainda quero fazer uma faculdade”.

As empresas interessadas em aderir o projeto de ressocialização SAS podem entrar em contato por meio do telefone (67) 3346-9388.

Portal do MS /PH

Adolescentes, Unei Tuiuiú, Mercado de Trabalho, Campo Grande,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens