Sexta-Feira 19/04/2024 19:25

Serviço Social do HRPP auxilia encontros de pacientes sem identificação com familiares

Saúde - Serviço Social

Foto: Leonardo Cremer

O Hospital Dr. José de Simone Netto (Hospital Regional de Ponta Porã – HRPP) atende quase duzentas pessoas por dia e, desse total, cerca de dois pacientes por dia chegam sem identificação. É aí que acontece a atuação do Serviço Social da instituição, que tem auxiliado de forma humanizada a vida de pacientes, promovendo o encontro deles com suas famílias.

A maioria dos pacientes que chegam ao HRPP sem identificação são idosos e pessoas em situação de rua. A assistente social, Neusa da Silva Ribeiro Correia, explica que o primeiro passo é o buscar informações sobre familiares, telefones ou endereço. “No primeiro contato com o paciente, nós o acolhemos carinhosamente e procuramos ter um vínculo de confiança paciente-profissional, para que possamos obter o máximo de informações”.

Neusa diz também que, todas as informações coletadas são confirmadas e, caso não haja sucesso na busca, o segundo passo é procurar dados em um sistema de arquivos que o próprio setor implantou e que ajuda muito na localização de documentos e até endereços. “É uma ficha social que criamos onde anexamos todas as fichas dos pacientes atendidos do hospital sem identificação, para que em uma segunda consulta desse mesmo paciente, o processo fique mais ágil para todos os envolvidos”.

Trabalho articulado e contribuição das mídias sociais

O Serviço Social não atua sozinho na localização e busca por familiares de clientes. Diariamente, instituições como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social(Cras), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal são acionadas porque pacientes encontrados em situação de vulnerabilidade social necessitam de acompanhamento junto aos programas de assistência social para ajudar na busca por familiares em domicílio.

Na semana passada, um homem foi encontrado às margens da BR 463 pela Polícia Rodoviária Federal e trazido até o Pronto Socorro do hospital. O paciente chegou desorientado, apenas com a roupa íntima e ao receber o primeiro atendimento, a equipe do serviço social começou o trabalho de busca. “Nós conversamos com o paciente que nos passou nome e sobrenome e aí começamos a busca por contatos da família e o que nos surpreendeu foi que localizamos os parentes por uma rede social no estado do Parará”, conta a assistente social América Cardoso da Rosa.

Feito o contato, o irmão do paciente imediatamente se prontificou a vir buscá-lo. O funcionário público Claudienei Antonio Lorençato, de 43 anos, disse que ficou aliviado quando o serviço social do HRPP entrou em contato dando notícias do irmão. “Não tenho palavras para agradecer, estávamos desesperados atrás de notícias dele. O acolhimento afetuoso que vocês deram ao meu irmão e a forma como vocês nos receberam aqui também foi muito especial, nunca vou esquecer, nossa família inteira agradece”, declarou.

Hoje o HRPP está com dois pacientes sem identificação. Um está da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outro na sala amarela, no Pronto Socorro. Um deles é o agricultor Marcos Antônio de Souza, de 28 anos, que no momento está em situação de rua e é natural de Votuporanga (SP). Marcos diz que é lá que estão todos os seus familiares. O Hospital Regional de Ponta Porã pede a toda população que qualquer informação procure o Serviço Social no seguinte endereço: rua Baltazar Saldanha, 1501 Vila Militar, Ponta Porã ou entre em contato pelo telefone (67) 3926-6772.

Protocolo de identificação do paciente

O novo modelo de gestão apresentado pelo Instituto Gerir, organização social que administra o Hospital Dr. José de Simone Netto desde agosto de 2016, quando a gestão passou a ser do governo estadual, tem proporcionado novas formas de celeridade nos atendimentos através de protocolos implantados conforme exige a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Um desses protocolos é o de Identificação do Paciente, fundamental no primeiro atendimento, pois garante a correta identificação do paciente, a fim de reduzir a ocorrência de incidentes.

Para que o atendimento geral no Pronto Socorro do HRPP aconteça de forma organizada, o Pronto Socorro funciona conforme o sistema de classificação de risco, uma estratégia de triagem do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo Brasil, e dispõe de uma equipe de trinta pessoas trabalhando dia e noite entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, recepcionistas, supervisores administrativos, vigias e um auxiliar administrativo responsável pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR), que administra as transferências de pacientes para outras cidades e estados e o serviço social.

Portal do MS /PH

Serviço Social, HRPP, Saúde, Encontros de pacientes, Sem identificação com família,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens